Veja também

Como calcular a quantidade ideal de água para o seu corpo

Você provavelmente já ouviu que devemos beber dois litros de água por dia, mas essa quantidade pode variar muito de pessoa para pessoa.

Sinais de desequilíbrio emocional: como identificar e cuidar da sua saúde mental

Mudanças de humor e irritabilidade são sinais comuns de desequilíbrio emocional.

Anvisa aprova vacina contra meningite B

A Anvisa aprovou, recentemente, o registro de uma nova vacina contra a meningite B, a Trumenba. A medicação é indicada para a imunização ativa de pessoas com 10 a 25 anos de idade e tem como finalidade prevenir doenças invasivas meningocócicas causadas pela bactéria Neisseria meningitidis dos sorogrupos B.

Sem previsão de chegar ao Brasil, o imunizante – num primeiro momento –  estará disponível apenas no setor privado, em forma de injeção.

Contraindicação

A princípio, o imunizante não deve ser usado em gestantes e em indivíduos que tenham alguma reação alérgica aos componentes. A vacina Trumenba deve ser administrada em duas doses e o intervalo mínimo é de seis meses entre uma aplicação e outra.

Sintomas da doença

A meningite bacteriana, também chamada de meningite meningocócica, é a inflamação das meninges causada por bactérias. Mais de 80% dos casos são provocados por infecção bacteriana.

Na meningite bacteriana, os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço, que começam de repente. Também são relatados mal-estar, náuseas, vômito, aumento da sensibilidade à luz e confusão mental. Em casos severos, há convulsões, delírio, tremores e o paciente pode evoluir para um quadro de coma e se tornar fatal.

Como diagnosticar

A meningite pode ser diagnosticada por meio de exames de sangue e também pela retirada do líquido cerebroespinhal (líquor). A partir da identificação do agente causador da infecção, o médico ira definir o melhor tratamento.

Embora a meningite possa ser causada por diferentes agentes infecciosos, é possível evitar os principais tipos por meio da imunização. Portanto, mantenha a vacinação sempre em dia!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo