Veja também

Como calcular a quantidade ideal de água para o seu corpo

Você provavelmente já ouviu que devemos beber dois litros de água por dia, mas essa quantidade pode variar muito de pessoa para pessoa.

Sinais de desequilíbrio emocional: como identificar e cuidar da sua saúde mental

Mudanças de humor e irritabilidade são sinais comuns de desequilíbrio emocional.

6 sinais de que um idoso não pode morar sozinho

Nem sempre é possível reconhecer os sinais que indicam que um idoso não apresenta mais condições de morar sozinho. Quando isso acontece, o ideal é levá-lo para morar com algum familiar ou disponibilizar um auxílio home care.

Se você conhece algum idoso que mora sozinho, observe as situações abaixo sugeridas pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e aprenda a avaliar as situações de risco:

Acidentes

Fique atento a quedas recentes, emergências de saúde e, se o idoso dirige, pequenos acidentes com o carro.

Dificuldades de gerenciar a vida diária

Vestir-se sozinho, fazer compras, cozinhar, lavar as roupas e gerenciar medicações são habilidades necessárias para se viver de maneira independente. Os especialistas em envelhecimento avaliam essas tarefas como parte da avaliação funcional do idoso. Dificuldades com elas podem ser amenizadas com a ajuda de cuidadores.

Piora de uma condição crônica

Se houver problemas, tais como obstruções pulmonares, demência ou insuficiência cardíaca é sinal de que é preciso recorrer a algum tipo de ajuda externa.

Mudanças físicas

Fique atento se o idoso apresentar perda ou ganho repentino de peso, aumento na fragilidade ou odores corporais desagradáveis.

Redução da vida social

Observe se o idoso diminuir suas atividades sociais, incluindo passeios com amigos, visitas a vizinhos e familiares ou participação em eventos religiosos e outras atividades de grupo.  

Observe a rotina da casa

Procurar sinais que apontam para a falta de memória, tais como plantas ou animais de estimação em estado de abandono. Observe também ações executadas principalmente na cozinha, como a presença de produtos perecíveis que já venceram há bastante tempo.

Muitas vezes os sintomas passam despercebidos para família e amigos, e a presença de um atendimento especializado home care pode ser fundamental para evitar complicações. Se você quiser saber mais informações sobre nosso trabalho, solicite uma proposta personalizada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo