Veja também

O uso excessivo de celular e tablet por crianças e adolescentes

O uso excessivo de celulares e tablets por crianças e adolescentes tornou-se uma preocupação crescente para pais, educadores e profissionais de saúde.

Mantendo a saúde em dia: Dicas para pacientes e familiares em home care

Manter a saúde em dia é essencial para pacientes em home care e seus familiares.

Disfunções na linguagem são tratadas com fonoterapia

O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que lida com os diferentes aspectos da comunicação humana. Ele atua nas áreas da linguagem oral ou escrita, motricidade oral, voz e audição. Crianças, adolescentes, adultos ou idosos podem ter distúrbios que interferem na forma de se comunicar. É aí que entra a fonoterapia, trabalho executado pelo fonoaudiólogo para reabilitação desses distúrbios e até mesmo como prevenção.

Por meio de técnicas e exercícios específicos para cada problema é possível melhorar a comunicação e inclusive a qualidade da voz.

Para que a fala aconteça normalmente várias funções são envolvidas como a sucção, mastigação, deglutição e respiração. Este sistema funciona como uma engrenagem para estimular a pronúncia das palavras e a emissão da voz. O ato de comunicar nem sempre deixa de ocorrer devido a uma deficiência, mas por situações muito particulares de cada paciente. Independentemente da faixa etária, qualquer pessoa pode apresentar disfunções na linguagem, ou necessitar de uma reabilitação da voz após alguma patologia ou acidente.

Algumas crianças, por exemplo, apresentam atraso na fala, língua presa ou distúrbios de fluência, disfunções que interferem na aprendizagem. A fonoterapia também é fundamental para quem vai iniciar o uso de aparelhos auditivos. Enfim, o tratamento é indicado para as mais diferentes situações em que houver o comprometimento da comunicação do paciente. Quem trabalha com a voz, como professores, jornalistas, cantores, artistas e entre outras pessoas são beneficiadas pela técnica de terapia. Por meio de exercícios, elas podem falar com mais clareza, controlar a entonação e respiração, acabar com a rouquidão, além de evitar o envelhecimento da voz.

Melhor ainda é poder usufruir das terapias no ambiente domiciliar por meio de um atendimento personalizado, humanizado, respeitando as necessidades inerentes a cada paciente. Os resultados também vão aparecer mais rapidamente, já que em casa a pessoa fica mais à vontade para se expressar nos exercícios. Além de proporcionar uma melhor relação custo-benefício, com redução de tempo e despesas com locomoção.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo