Veja também

Bem-estar holístico:
a importância do cuidado holístico, incluindo saúde física, mental e espiritual

Ao adotar uma abordagem holística para o bem-estar, reconhecemos a importância de cuidar de todas as partes de nós mesmos.

O uso excessivo de celular e tablet por crianças e adolescentes

O uso excessivo de celulares e tablets por crianças e adolescentes tornou-se uma preocupação crescente para pais, educadores e profissionais de saúde.

Dormência e formigamento no rosto: conheça as causas

Existem muitos fatores responsáveis pelo aparecimento da sensação de dormência no rosto e formigamento.

No post de hoje, vamos mostrar quais são as principais causas do formigamento e da dormência no rosto para que você mantenha a atenção e, se necessário, procure o médico de imediato.

Neuralgia do trigêmeo

A face tem diversos nervos, incluindo o nervo trigêmeo, que é responsável pelo controle motor dos músculos da mastigação e a sensibilidade do rosto. O nome se deve ao fato de ele ser composto por três ramos: mandibular, oftalmológico e maxilar.

Quando ele é comprimido, empurrado ou sofre alguma lesão, podem ocorrer alguns sintomas como a dormência no rosto e o formigamento. Nesse caso, é necessário realizar uma avaliação neurológica para identificar o nervo afetado e seguir com o tratamento adequado.

Enxaqueca

A dor de cabeça é o principal sintoma da enxaqueca, mas em alguns casos ela pode causar alterações da sensibilidade em determinados locais do corpo, incluindo a face. Os indícios sensitivos podem ocorrer antes mesmo do surgimento da dor e se manifestarem com a visão de pontos brilhantes ou dormências.

Alterações na face

Algumas alterações na face como deformidades, inflamações, sinusites, infecções, nódulos e pólipos podem comprometer os tecidos da região, causando sintomas como o formigamento. Por esse motivo, o médico costuma realizar exames físicos para analisar se a causa está relacionada a um desses problemas.

Menopausa

O surgimento da menopausa provoca uma série de alterações físicas e emocionais nas mulheres. Secura vaginal, irritabilidade e problemas para dormir são alguns exemplos. O que poucas pessoas sabem é que, nessa fase, também pode haver formigamento e dormência no rosto, assim como em outras áreas do corpo.

As alterações hormonais são a causa do sintoma — principalmente o aumento do nível de estrogênio.

Problemas psicológicos

Problemas psicossomáticos também podem provocar sintomas físicos. Dessa forma, durante uma crise de ansiedade, crise de pânico ou mesmo de estresse pode surgir a sensação de formigamento no rosto, na língua e na cabeça. Quando se trata de algo passageiro, o sintoma é leve e passa quando a pessoa se acalma.

O sinal de alerta deve ser ligado nos casos em que a ansiedade, aliada ao estresse, por exemplo, torna-se frequente e prolonga-se no decorrer do tempo. Nessa situação, é necessário investigar as causas desses problemas emocionais.

Deficiências de vitaminas e minerais, problemas circulatórios, efeitos colaterais de medicamentos e alcoolismo também podem causar dormência no rosto. Existem outras doenças mais graves que podem causar a sensação de dormência no rosto, como a esclerose múltipla e o AVC. Se essa sensação durar mais de 30 minutos e vier acompanhada de outros sintomas, é recomendado procurar um médico.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo