Veja também

Celebrando o Dia do Assistente Social

Neste 15 de maio, parabenizamos todos os assistentes sociais pelo seu trabalho indispensável e por sua dedicação inabalável.

Dia internacional da enfermagem e do enfermeiro

O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado em 12 de maio em todo o mundo.

Reabilitação Cardíaca Domiciliar

As doenças cardiovasculares estão entre as que mais causam mortalidade no mundo. No Brasil, a doença arterial coronariana é a segunda maior causa de morte e o infarto agudo do miocárdio é a principal causa isolada de morte entre as doenças não transmissíveis. As estimativas de óbitos para o ano de 2020 superam 40 milhões.

A reabilitação cardíaca é um conjunto de atividades necessárias, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para garantir aos pacientes portadores de doenças cardiovasculares as melhores condições sociais, mentais e físicas possíveis, e consequentemente possam alcançar com seu próprio esforço uma vida normal e produtiva.

Por isso, para se proteger e prevenir os problemas do coração, são fundamentais os programas de reabilitação, incluindo práticas de atividades físicas supervisionadas.

O papel do fisioterapeuta domiciliar é essencial já que, através de uma avaliação específica, é possível detectar e adequar as necessidades dos pacientes portadores de patologias cardiovasculares crônicas, a um programa personalizado de tratamento, baseado principalmente na avaliação clínica e funcional, assim como, através da utilização de exames complementares.

A partir da coleta destes dados, é estabelecido o grau de comprometimento do indivíduo, adequando o protocolo mais apropriado ao seu tratamento, sempre orientado pelo cardiologista do paciente. O fisioterapeuta exerce um papel fundamental nesse processo, analisando as capacidades e limitações do paciente, sempre com base na avaliação funcional e clínica, desenvolvendo, assim, um tratamento adequado.

Os exercícios têm como objetivo melhorar a capacidade de mobilidade e a condição física, social e mental das pessoas, capacitando na retomada de suas atividades diárias.

Pacientes com doenças como insuficiência cardíaca, doenças coronárias, infarto do miocárdio, cardiopatias congênitas e doenças das artérias e veias podem se tratar com esse tipo de procedimento.

Muitas são as vantagens de um tratamento domiciliar, tanto para o paciente quanto para seus familiares. Se quiser conhecer melhor nossos serviços, entre em contato com nossa equipe de atendimento e solicite uma proposta que atenda às suas necessidades.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo