Veja também

Sinais de desequilíbrio emocional: como identificar e cuidar da sua saúde mental

Mudanças de humor e irritabilidade são sinais comuns de desequilíbrio emocional.

Dicas da Conceito
Receitas fáceis e nutritivas

A fritada de batatas é uma experiência gastronômica que você não pode perder!

Benefícios do chá

Que os chás são poderosas fontes de nutrientes para a saúde, grande parte das pessoas sabe. Feitos à base de ingredientes naturais, como plantas, ervas e flores comestíveis, além de frutas e especiarias, essas bebidas são fontes de agentes antioxidantes poderosos, que protegem muito o organismo, prevenindo diversas doenças e enfermidades.

Abaixo listamos 3 chás e suas principais funções em nosso organismo. Busque uma xícara e descubra abaixo o chá que pode esquentar sua saúde.

Camomila

Um dos mais clássicos é o de induzir ao sono, ação que foi posta à prova recentemente em trabalho publicado no periódico científico Journal of Advanced Nursing. Participaram da pesquisa 80 mulheres no pós-parto – todas com dificuldade para dormir. Enquanto metade recebeu cuidados clássicos para o período, a outra parte tomou chá de camomila. Em apenas duas semanas, a turma que investiu na bebida demonstrou uma melhora na qualidade do sono.

A planta concentra um monte de flavonoides, substâncias antioxidantes responsáveis por sua cor amarelinha. E o principal é a apigenina, que tem ação sedativa.

Mate

Essa erva é aproveitada de diversas formas no Brasil — como chimarrão, tererê, chá gelado e quente. Seja qual for a preferência, o bacana é colocar a bebida na rotina.

Em um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina, o chá diminuiu o risco de doenças cardiovasculares. Um grupo de voluntários ganhou folhas da erva tostadas, uma peneira e um copo. Com o kit, prepararam a infusão de mate na proporção de 20 gramas por litro e tomaram cerca de 300 mililitros três vezes ao dia. Em apenas 20 dias, foi observado um aumento significativo no perfil antioxidante pelo sangue dos participantes.

Além disso, indivíduos com colesterol alto viram as taxas de LDL, a fração mais perigosa da molécula, cair. Ambos os efeitos são cruciais para evitar a formação de placas que entopem as artérias.

Hibisco

Existem mais de 200 espécies de plantas que pertencem à família Hibiscus L. Entre elas, a mais utilizada é a Hibiscus sabdariffa, cujas flores são a matéria-prima para o chá.

Uma pesquisa publicada no Journal of Hypertension concluiu que essa planta reduz tanto a pressão sistólica como a diastólica – isso por causa das antocianidinas, que possuem um efeito vasodilatador periférico. Em outras palavras, elas deixam as artérias mais relaxadas. Três xícaras de chá de hibisco ao dia já conferem esse efeito cardioprotetor.

Vale lembrar que não há um prazo certo para notar o impacto do chá no organismo. Até porque tudo depende do tipo de planta usada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo