Veja também

Dicas da Conceito
Receitas fáceis e nutritivas

Frango com quiabo é um clássico da culinária brasileira, especialmente apreciado na região de Minas Gerais.

Por que falamos de saúde mental em setembro: a história do Setembro Amarelo

Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental por causa da campanha Setembro Amarelo, que foca na prevenção do suicídio e na promoção do cuidado mental.

O que fazer quando idoso não aceita ajuda?

A quantidade de idosos vem crescendo cada vez mais, devido aos avanços das técnicas científicas que estão proporcionando aos indivíduos um bem-estar do corpo e da mente. Porém, muitos idosos podem precisar de uma atenção especial devido a problemas de saúde. Outros vivem sozinhos e por esse motivo as famílias acreditam que um acompanhante garante a segurança desse familiar.  

O cuidador é um profissional preparado oferecer assistência diária e cuidados especiais a essas pessoas. Mas, muitas vezes, o idoso vê isso como algo negativo. Geralmente isso acontece pelo incômodo da troca de papéis, na qual os filhos passam ocupar uma posição de maior autoridade que os pais.

Outro possível motivo é que, mesmo que ele seja ativo, relacionar a contratação dos cuidadores de idosos com a incapacidade de quem vai ser cuidado é quase uma regra. Sendo assim o idoso sente-se classificado como incapaz e acaba se ofendendo com isso.

Como agir

O ponto principal é o diálogo. Converse com o idoso para entender o que o atormenta a não querer aceitar a ajuda de um cuidador. Lembre-se sempre de ir para essa conversa preparado para apresentar os motivos de forma tranquila e segura.

Ao contratar um cuidador de idosos, em especial quando a pessoa não aceita ajuda, faça uma introdução gradual entre os dois, criando um tempo de adaptação com aquele profissional dentro de casa. Comece, por exemplo, falando que aquele profissional é um motorista ou uma cozinheira, disponível para ajudar no dia a dia. Nessa fase, o cuidador irá conhecer a rotina do idoso e criar familiaridade com ele e a estrutura da residência. Aos poucos, o profissional vai assumir seu papel e acompanhar o idoso em todas suas necessidades.

Quer saber mais informações sobre o nosso trabalho? Entre em contato com nossa equipe de atendimento e conheça as vantagens do atendimento home care.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo