Veja também

Dicas da Conceito
Receitas fáceis e nutritivas

Frango com quiabo é um clássico da culinária brasileira, especialmente apreciado na região de Minas Gerais.

Por que falamos de saúde mental em setembro: a história do Setembro Amarelo

Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental por causa da campanha Setembro Amarelo, que foca na prevenção do suicídio e na promoção do cuidado mental.

Pneumonia: saiba como prevenir e tratar a doença

Tosse, febre, dor no peito, dificuldade para respirar. Fique atento! Esses são alguns sintomas da doença que ataca os pulmões, especialmente, de crianças e idosos. Em comum, eles têm um sistema imune mais fragilizado. E nessa época do ano, o risco de contrair uma pneumonia é ainda maior.

O frio faz com que os cílios das vias aéreas, que filtram o ar respirado, tenham seu funcionamento comprometido. Assim, a pessoa fica mais exposta aos micro-organismos que causam a doença. Uma simples gripe pode ser a “porta de entrada” dos diversos agentes infecciosos que causam a pneumonia. 

A pneumonia dificulta a respiração e, mais do que isso, leva os outros órgãos a funcionarem de maneira menos eficiente. Há ainda casos mais graves, em que se observa a formação de pus na região dos pulmões. Pessoas com problemas cardíacos ou pulmonares tendem a apresentar quadros descompensados na vigência da infecção nos pulmões, assim como a doença contribui para a ocorrência de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Tipos de pneumonia

A pneumonia pode ser causada por vírus, bactérias e fungos. As bactérias do tipo Streptococcus pneumoniae (conhecida como pneumococo), Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae são os principais causadores da enfermidade.

A chamada pneumocócica, provocada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, é considerada o tipo mais comum, sendo responsável por entre 20% e 60% dos casos da doença adquirida na comunidade.

Como identificar e prevenir

Os sintomas da pneumonia incluem cansaço, tosse, batimentos cardíacos acelerados (taquicardia), falta de ar e febre.

A recomendação dos médicos é que a pessoa seja levada com urgência a um hospital para passar por avaliação.

Existem diferentes exames que podem ser realizados para diagnosticar a pneumonia como raio-x de tórax, oximetria de pulso, teste de escarro, tomografia computadorizada e cultura de fluido pleural.

O tratamento é feito com a administração de antibióticos, e a melhora acontece depois de pelo menos três dias. 

Mas os médicos têm a preocupação da resistência de muitas bactérias a essas substâncias. Por isso, a melhor forma de evitar complicações é a prevenção. A vacina contra a gripe pode reduzir em até 45% as internações hospitalares por pneumonia e em até 75% o risco de morte pela doença, segundo o Ministério da Saúde.

Home Care

A fisioterapia cardiorrespiratória domiciliar tem sido muito utilizada como tratamento auxiliar para adultos com pneumonia. O atendimento home care engloba um conjunto de atividades fisioterápicas que previnem e auxiliam no tratamento de doenças que acometem o sistema cardiorrespiratório. Tem como objetivo otimizar a capacidade respiratória, diminuir as alterações pulmonares, diminuir o cansaço e o desconforto para respirar causado por algumas doenças, além de auxiliar na eliminação de secreção.

Quer saber mais informações sobre o nosso trabalho? Entre em contato com nossa equipe de atendimento e conheça as vantagens do atendimento home care.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo