Proposta de atendimento
Seja um parceiro

Veja também

O Poder da Gratidão: transformando sua perspectiva

A prática da gratidão é um convite para olhar a vida com mais leveza e apreciação.

Protetor solar: seu aliado contra o envelhecimento precoce e o Câncer de Pele

O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.

Reconhecer os sinais de um AVC é imprescindível para iniciar o tratamento precoce

Dificuldades para andar ou falar, fraqueza, sensação de confusão mental, dor de cabeça súbita, paralisia unilateral ou formigamento do rosto, braço ou perna de um lado do corpo. Ao sentir esses sintomas chame a ajuda médica urgente, você pode estar sofrendo um acidente vascular cerebral (AVC). Sabe-se que nessas horas, cada minuto é decisivo para salvar o paciente, por isso uma alternativa rápida e eficiente é contar com uma equipe de atendimento home care.

O AVC é a segunda causa de morte e a primeira doença que mais gera incapacidade no Brasil. A patologia tem chamado a atenção também pelo crescimento de casos entre pessoas com menos de 45 anos. Trata-se de uma doença bastante grave, no entanto, com uma grande capacidade de prevenção. Cerca de 90% dos casos acontecem devido a fatores que poderiam ser evitados. Fumantes, obesos, sedentários, diabéticos, hipertensos e pessoas com colesterol elevado são as mais propensas a sofrerem um AVC. Problemas que a mudança de hábitos e o acompanhamento médico para controle de doenças cardiovasculares evitariam o pior. Infelizmente, muita gente espera ter a doença para depois tratar. Isso quando os sinais aparecem há tempo de iniciar o tratamento, porque muitas vezes a morte é súbita ou as sequelas são irreversíveis.

Atualmente, chamado também de acidente vascular encefálico, o AVC pode ser isquêmico quando há interrupção de oxigênio e nutrientes no cérebro, cerebelo ou tronco cerebral, devido a um entupimento de uma vaso, ou AVC hemorrágico quando, há o rompimento. Sem circulação sanguínea adequada ocorre então a paralisia cerebral.

Quando já há sinais da doença é de extrema importância procurar ajuda o mais rápido possível. Como muitas pessoas demoram para ir ao médico, trazê-lo até a residência é uma saída. No caso do AVC isquêmico por exemplo, existe a possibilidade de administrar um antitrombótico, eficaz se aplicado até quatro horas e meia após o início dos sintomas. O remédio diminui em 30% o risco de sequelas e 18% a mortalidade. Tem pessoas que acham também que em todo tipo de AVC pode-se dar uma AAS (ácido acetilsalicílico) ao paciente para afinar o sangue, o que não resolve se o AVC for hemorrágico. Nesse caso, poderia aumentar ainda mais o sangramento.

Agora se não existe nenhum sinal da doença, porém você faz parte do grupo de risco, é importante procurar ajuda de especialistas para abandonar o tabagismo, iniciar uma atividade física, controlar a hipertensão, verificar os níveis de colesterol e cuidar da alimentação. Enfim, como a maioria dos casos é evitável, porque não cuidar da saúde enquanto há tempo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988

Copyright 2024 - Conceito Home Care. Todos os direitos reservados. Site by MissLily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo