O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
O chocolate é objeto de desejo de crianças e adultos e está onipresente na rotina de milhões de famílias ao redor do mundo. Segundo historiadores, o doce teria tido origem no continente americano, nas antigas civilizações pré-colombianas.
Em meados dos séculos XVII e XVIII, os colonizadores teriam exportado o chocolate à Europa, onde o produto ganhou popularidade e passou a ser produzido em larga escala.
Ao longo do tempo, atribuiu-se ao chocolate desde poderes afrodisíacos até a ideia de que faz bem ao coração. No post de hoje, vamos desvendar os mitos e verdades por trás do chocolate.
Chocolate causa acne? Mito.
Se você comer muita gordura ou açúcar, sua pele produz mais óleo, o que leva à formação de espinhas.
O chocolate é muito rico em gordura e pode causar impurezas na pele. Mas isso irá depender do tipo de pele que você tem. Se tende a ter pele oleosa, deve examinar atentamente sua dieta.
Chocolate é afrodisíaco? Mito.
Inúmeros estudos mostram que o desejo sexual não aumenta com o consumo de chocolate. O equívoco de que o chocolate estimula a liberação de serotonina também é contestado – a quantidade que pode ser produzida no corpo através da ingestão de chocolate é muito pequena para surtir efeito.
Chocolate amargo é mais saudável do que o ao leite? É verdade.
Quanto mais escuro o chocolate, mais antioxidantes ele possui, o que pode ter um efeito positivo no corpo. O chocolate que contém pelo menos 70% de cacau é benéfico para a saúde de uma pessoa.
Chocolate faz bem ao coração? É verdade.
Em um esforço para reduzir o risco de doenças cardiovasculares (especialmente um derrame), é recomendável comer um pequeno pedaço de chocolate amargo todos os dias. O doce pode baixar a pressão arterial, de acordo com os resultados de um estudo publicado na revista médica Heart.
Chocolate causa cárie? Mito.
Todos os alimentos que contêm carboidratos fermentáveis podem contribuir para formação de cáries, mas o papel do chocolate nesta doença tem sido supervalorizado. Pesquisas no Forsyth Dental Centre, em Boston, e na Escola de Odontologia da Universidade da Pensilvânia, mostraram que o chocolate é capaz de anular o potencial acidificante do seu açúcar. Ainda, ele reduz a desmineralização dos dentes – um processo diretamente relacionado ao surgimento de cáries. Pesquisas no Eastman Dental Centerin, em Rochester (estado de Nova Iorque) mostraram que o chocolate é rico em proteínas, cálcio, fosfatos e outros minerais, todos eles sabidamente protetores do esmalte dentário.
Chocolate branco é um confeito à base de açúcar, baunilha, natas e/ou sólidos lácteos, manteiga de cacau e não tem licor de chocolate.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988