O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
O diabetes gestacional é caracterizado pelo aumento dos níveis de glicose no sangue durante a gravidez, o que pode colocar em risco a saúde do bebê e da futura mãe. Esta condição está associada com uma disfunção metabólica em mulheres, que pode persistir até 3 anos após o nascimento do bebê.
Segundo o Ministério da Saúde, nas últimas duas décadas, houve um aumento progressivo do número de mulheres com diagnóstico de diabetes durante a gestação. Obesidade ou ganho de peso excessivo, hipertensão, idade materna mais avançada e história familiar de diabetes em parentes de primeiro grau são alguns dos fatores de risco.
Diabetes Gestacional
Durante a gestação, ocorrem importantes alterações no metabolismo a fim de suprir as demandas do feto. O desenvolvimento de resistência à insulina (RI) durante a segunda metade da gestação é resultado desta adaptação, que é mediada por hormônios da placenta, para garantir o aporte adequado de glicose ao feto.
O diagnóstico pode ser feito logo na primeira consulta pré-natal. A gestante é submetida a um exame de glicemia em jejum. Caso o valor obtido seja igual ou superior a 126 mg/dL, esta mãe é considerada portadora de Diabetes tipo 2.
Riscos para o bebê
Os bebês de mães com diabetes gestacional terão maior disponibilidade de glicose e aumentarão sua produção de insulina a fim de estocar este excesso na forma de energia em suas células. Este fato fará com que a criança cresça mais do que o esperado, podendo sofrer sérios traumas durante o parto. Além disso, a elevada concentração de insulina pode levar o feto a uma menor oxigenação, o que pode acarretar problemas no desenvolvimento.
Controle e prevenção
O controle do diabetes gestacional é feito na maioria das vezes através de uma orientação nutricional adequada. A gestante necessita ajustar para cada período da gravidez as quantidades dos nutrientes. A prática de atividade física é uma medida de grande eficácia para redução dos níveis glicêmicos
O histórico de diabetes gestacional é um importante fator de risco para desenvolvimento de diabetes tipo 2 ao longo da vida adulta e na terceira idade.
O aleitamento materno pode reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes permanente após o parto. Assim como a manutenção de uma alimentação balanceada associada a uma prática regular de atividades físicas.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988