A prática da gratidão é um convite para olhar a vida com mais leveza e apreciação.
O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
O edema pulmonar, popularmente conhecido como “água no pulmão”, é caracterizado pelo acúmulo de líquido dentro dos pulmões, o que diminui a troca de gases respiratórios, causando dificuldade para respirar e sensação de afogamento.
Na maioria dos casos, ele é causado pela insuficiência cardíaca, que ocorre quando o coração não é capaz de bombear o sangue adequadamente. Mas o edema pulmonar pode ocorrer por outros motivos, incluindo pneumonia, exposição a certas toxinas e medicamentos e até por traumas torácicos.
Além disso, algumas pessoas, quando expostas a altitudes acima de 2.500 metros (o equivalente a quase nove Torres Eiffel), podem desenvolver o problema. À medida que a altitude aumenta, a pressão atmosférica diminui e menos moléculas de oxigênio estão disponíveis no ar mais rarefeito, dificultando a respiração. Quanto mais rápido a pessoa sobe, maior o risco de edema pulmonar.
Sintomas
Os principais sintomas de edema pulmonar agudo, além da elevada dificuldade para respirar, podem incluir:
Chiado ao respirar;
Coração acelerado;
Suores frios;
Dor no peito;
Palidez;
Pontas dos dedos azuladas ou arroxeadas;
Lábios roxos.
Diagnóstico
O diagnóstico é feito por meio da avaliação dos sintomas através de uma boa anamnese, exame físico e de raios X de tórax para avaliar a presença de líquido no pulmão. Quando não diagnosticado e tratado com rapidez, o edema pulmonar pode ser fatal.
Em casos graves, depois da abordagem inicial na sala de emergência, os pacientes podem necessitar de atendimento em uma unidade de cuidados intensivos ou críticos.
Tratamento
Embora seja grave, o edema pulmonar tem cura, mas é importante chamar imediatamente um ambulância ou levar a pessoa o mais rápido possível para o hospital, de forma a iniciar o tratamento e eliminar o excesso de líquidos do pulmão.
O tratamento depende da gravidade do caso e pode incluir:
Diuréticos: medicamentos utilizados para remover o excesso de líquido do corpo;
Vasodilatadores: medicamentos que ajudam a aliviar a pressão no coração e controlar a pressão arterial sistêmica, melhorando a performance cardíaca
Aspiração: o líquido é aspirado dos pulmões utilizando um tubo inserido pela garganta.
Prevenção
As recomendações já são bem conhecidas: evitar fumar, manter o peso sob controle, praticar atividades físicas, medir a pressão arterial, controlar o nível de colesterol e triglicérides no sangue, limitar o uso de sal e evitar, na medida do possível, situações de estresse.
Home Care
A fisioterapia respiratória para edema pulmonar agudo deve ser feita por um fisioterapeuta e, normalmente, é iniciada quando a pessoa está internado e com os sintomas controlados, servindo para melhorar gradualmente os níveis de oxigênio no organismo.
Se quiser saber mais informações sobre as vantagens do atendimento home care, solicite uma proposta personalizada para nossa equipe.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988