O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Você sabia que cerca de 20% da população tem hérnia de disco e não tem dor? Cerca de 80% das dores por hérnia de disco acabam dentro de 2 meses, com ou sem tratamento, os 20% restantes irão levar a dor crônica.
Essa doença acontece quando um dos discos intervertebrais, que tem a principal função de amortecer o impacto direto e doloroso entre as vértebras, é deslocado. Os principais sintomas da hérnia de disco são:
Dor na lombar e no nervo ciático, dor ao tossir, dar risada e ir ao banheiro,
fraqueza nas pernas, formigamento, dor e entorpecimento nas pernas e nos pés, dificuldade para urinar e evacuar e dores nos braços e mãos (se a hérnia surgir no pescoço).
Na maioria dos casos, os sintomas melhoram naturalmente com três meses, mas podem ser auxiliados com tratamentos clínicos e fisioterapêuticos. Mesmo o paciente se sentindo bem sem tratamento, é importante que ele faça um programa de tratamento voltado para a funcionalidade normal da coluna e para o seu fortalecimento.
As pesquisas são categóricas: após os primeiros sintomas de dores nas costas, os músculos que protegem a coluna vertebral começam a ficar fracos e atrofiados
Fatores de risco
Excesso de peso e fazer atividades que demandem grande esforço físico são fatores que podem desencadear problemas nas costas, entre elas a hérnia de disco. Movimentos de repetição no trabalho que exigem muito dos músculos das costas podem causar desgaste dos discos e, consequentemente, levar à hérnia.
O sedentarismo e a posição repetida, como por exemplo a de ficar sentada por muito tempo também podem gerar lesões nos discos, que podem causar a hérnia de disco.
Tratamento
A hérnia de disco não tem cura. A maioria das pessoas com hérnia de disco melhora com o tratamento clínico. Uma pequena porcentagem pode continuar tendo dor nas costas mesmo depois de tratar-se. Sem o tratamento correto, como por exemplo, o “conviver com a dor” ou a automedicação são condenáveis e podem gerar diversos problemas.
Pode levar de vários meses até um ano ou mais para que a pessoa retome todas as atividades sem que haja dor ou tensão nas costas. As pessoas que exercem funções que implicam tensão nas costas ou carregamento de peso podem necessitar mudar de emprego para evitar novas lesões nas costas.
Prevenção
Obter segurança no trabalho (ergonomia laboral) e lazer, usando técnicas adequadas de levantamento de peso e controle do peso corporal são uma das principais maneiras de se prevenir lesões nas costas, entre elas a hérnia de disco.
Exercícios físicos e o cultivo de uma boa postura corporal a qualquer momento do dia são outros métodos preventivos eficientes.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988