O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Queimadura é toda lesão causada por agentes externos sobre o revestimento do corpo, podendo destruir desde a pele até tecidos mais profundos, como ossos e órgãos. Os acidentes com queimaduras são comuns principalmente no ambiente doméstico.
Mas antes de mais nada, é preciso entender que as queimaduras podem ser de 1°, 2° ou 3° grau, de acordo com a camada de pele afetada.
Normalmente, as queimaduras por exposição prolongada ao sol são de 1° grau, o que significa que afetam apenas a camada mais superficial da pele, conhecida como epiderme. Contudo, é possível que queimaduras de 2° grau, que afetam a derme (camada intermediária da pele), também ocorram. Esses casos são tipicamente caracterizados pelo surgimento de bolhas, que jamais devem ser estouradas.
Existe também as queimaduras de 3° grau caracterizadas por queimaduras a tecidos subcutâneos, podendo afetar nervos, músculos e vasos sanguíneos. Nesse tipo de queimadura ocorre necrose da pele (morte do tecido), que se apresenta com cor esbranquiçada ou escura. A dor é ausente, devido à profundidade da queimadura, que lesa todas as terminações nervosas responsáveis pela condução da sensação de dor.
Como agir
No caso das queimaduras de 1° e 2° grau, o primeiro passo para combater a queimadura é resfriar a pele, evitando que o calor se espalhe e afete uma área ainda maior ou uma camada mais profunda. É fundamental que não se use gelo para resfriar o local, uma vez que temperaturas muito baixas também podem queimar a pele.
O ideal é usar água doce corrente ou soro fisiológico. Resfrie a área queimada por cerca de 15 minutos e depois reaplique o protetor solar. Evite se expor ao sol novamente.
Outra recomendação é o uso de pomadas e cremes hidratantes, especialmente a base de água e aloe vera. Além disso, a ingestão de água e sucos é recomendada para manter o corpo hidratado e ajudar na recuperação dos tecidos danificados de dentro para fora.
No caso de surgimento de bolhas, é importante não furar e nem passar qualquer produto sobre elas, já que a chance de infecção aumenta bastante.
Outras dicas importantes são não esfregar o local, independente do grau da queimadura, e deixar o corpo secar naturalmente após se lavar.
Agora se a queimadura for de 3° grau, você deve ligar para um serviço de socorro e solicitar uma ambulância, já que esse tipo de queimadura representa risco a vida. Lembre-se de jamais tentar retirar roupas ou objetos grudados na queimadura.
Home Care
O atendimento domiciliar é outra solução que o paciente com esse tipo de queimadura pode contar. Dessa maneira, evita-se que o paciente fique exposto desnecessariamente a infecções hospitalares e outros eventos adversos após o atendimento inicial.
Para saber mais informações sobre como o serviço home care pode lhe ajudar na busca por uma melhor qualidade de vida do seu bebê, entre em contato com nossa equipe de atendimento.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988