O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
É normal as pessoas se assustarem quando ocorre um sangramento nasal. Outro pensamento que vem a mente é de ser grave. Mas saiba que 90% dos casos de epistaxe, nome dado a perda de sangue pelo nariz, principalmente no inverno, tem uma causa simples.
A mucosa nasal é naturalmente úmida, porém, se o clima fica muito seco, consequentemente ele resseca a mucosa, impedindo que as narinas permaneçam hidratadas. Como o nariz tem pequenos vasos sanguíneos que se localizam abaixo da superfície, ao se ressecarem podem romper e sangrar, o que, normalmente, ocorre em apenas uma das narinas.
Uma forma de prevenir é manter a hidratação do nariz com o uso de soro fisiológico em forma de spray. Também ajuda a evitar o problema não permanecer em locais com temperaturas muito baixas durante muito tempo e nem fazer uso de aquecedores ou ar quente sem umidificadores. Não é aconselhável ainda ficar mexendo no nariz constantemente.
Existe também o epistaxe do tipo posterior, ou seja, quando o sangramento ocorre no interior da narina. Menos comum, mas seus efeitos são mais graves, geralmente ligados a outras causas. Processos inflamatórios, trauma nasal, problemas da coagulação sanguínea, entrada de um corpo estranho, malformações das veias e das artérias e até mesmo tumores podem ocasionar sangramento do nariz.
Independente da causa quando ocorrer algumas medidas são indicadas para que o sangue cesse até que o médico seja consultado. A primeira delas é sentar e levar a cabeça ligeiramente para frente, para evitar que o sangue chegue à garganta e ao estômago. Depois apertar a ponta nasal pressionando essa região com o polegar e o indicador durante 10 minutos. Quando o sangramento é do tipo anterior, esse procedimento costuma cessar o processo rapidamente. Agora se a causa não é apenas rompimento dos vasos devido ao tempo seco, a hemorragia pode continuar.
A consulta ao seu especialista de confiança é a atitude mais segura. Ele fará o diagnóstico preciso, bem como irá indicar o tratamento correto.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988