O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
A escovação dentária é o ato de esfregar os dentes com a escova, removendo os restos alimentares – conhecidos como placas- e impedindo que se formem bactérias, muitas delas prejudiciais à saúde bucal. Com a escovação incorreta dos dentes, restos de comida se acumulam, multiplicando estas bactérias e podendo ocasionar inflamação na gengiva e cáries.
Pacientes acamados exigem cuidados especiais com a saúde em geral. Cuidar dos dentes deve fazer parte disso para manter a boca saudável e evitar problemas crônicos como cáries, boca seca (xerostomia), bruxismo (hábito de ranger os dentes), gengivites, lesões da mucosa oral, câncer oral e doenças periodontais.
Uma boa higiene oral também é fundamental para evitar contrair infecções como pneumonia. As bactérias presentes na boca, quando não há saúde bucal, são aspiradas e acabam indo parar na região pulmonar, o que causa a doença.
Como fazer a higiene bucal
O mais recomendado é que a higiene bucal diária seja feita após cada refeição ou, ao menos, três vezes por dia. Na escovação, o melhor é usar uma escova macia ou extra macia para reduzir os riscos de causar lesões.
É preciso escovar também a língua, pois os restos de alimentos e até de medicamentos que ficam ali acumulados são fatores que contribuem para o aparecimento de doenças bucais.
Usar o fio dental após cada refeição também é recomendado. Na dificuldade de isso ocorrer, faça ao menos uma vez por dia. Nas farmácias é possível encontrar um acessório chamado “mini flosser”, que é descartável e pode auxiliar quem tem dificuldades com o uso do fio dental convencional.
Em pacientes com intercorrências severas ou ultra sensibilidade bucal, a higiene padrão nem sempre é possível. Nesses casos, recomenda-se a limpeza com gaze umedecida com enxaguatório bucal. No caso de pacientes com prótese parcial ou total, é preciso retirá-las para fazer a higienização.
No dia a dia, a presença de um cuidador em home care pode ser uma alternativa para manter em dia a saúde bucal dos pacientes acamados. Para saber mais informações sobre as facilidades de uma equipe multidisciplinar atuando em home care, entre em contato com nossa equipe de atendimento.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988