O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Todos os anos, mais de 12 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer, segundo dados do INCA. A doença é uma das principais causas de morte, junto ao AVC (acidente vascular cerebral), às infecções respiratórias, às doenças pulmonares e às doenças cardíacas isquêmicas.
Para mudar essa realidade, as campanhas educativas de saúde vêm reforçando a importância das práticas de prevenção, e os cuidados constantes com a saúde por meio de medidas que podem prevenir diversos tipos de câncer.
Entre os fatores de risco estão os genéticos, os quais estão presentes em 15% dos tumores. E aqueles relacionados aos hábitos de vida como: tabagismo, etilismo, sedentarismo e ingestão alimentar inadequada.
Prevenção
Os especialistas dividem os métodos de prevenção contra o câncer em dois grupos: primárias e secundárias.
Prevenção Primária – Cuidados que qualquer pessoa deve tomar cotidianamente, visando à prevenção de possíveis doenças.
O primeiro passo para a prevenção é adotar hábitos alimentares saudáveis. Por isso, orienta-se: evitar alimentos gordurosos – esses alimentos estão relacionados ao aumento da incidência de câncer de intestino e de próstata. Sugerem-se refeições ricas em fibras, com ingestão maior de legumes, folhas e frutas, pois melhoram o funcionamento intestinal;
Livre-se do cigarro – Hoje, muitos tipos de câncer estão relacionados ao tabagismo, tanto o ativo (fumantes) quanto o passivo (pessoas que não fumam, mas inalam a fumaça). Ambos têm maiores chances de terem um câncer de pulmão, se comparadas àquelas que não estão expostas à fumaça do cigarro;
As atividades físicas ajudam a prevenir não só um possível câncer, como podem afastar doenças cardiovasculares. A prática de atividades regulares (no mínimo, 30 minutos de exercício físico pelo menos quatro vezes na semana) melhora significativamente a saúde;
É também importante chamar a atenção para outros métodos que podem evitar diversas doenças que acometem o ser humano como, por exemplo, doenças sexualmente transmissíveis que aumentam as chances de alguns tipos de tumores. O uso do preservativo é a principal medida para evitar essas doenças. As vacinas também são uma excelente forma de se proteger.
Prevenção Secundária – Existem hoje diversos exames que, se feitos rotineiramente, poderiam ajudar na prevenção do câncer. O rastreamento precoce é uma forma de tentar descobrir a doença na fase inicial, o que aumentam as chances de cura.
Para prevenir o Câncer de Mama, as mulheres devem fazer mamografia anualmente, a partir dos 40 anos. É importante ainda a realização do exame preventivo feito por um ginecologista para examinar o colo do útero.
Para os homens, a partir dos 45 anos, é fundamental uma consulta com um urologista para a realização do exame de PSA. Vale lembrar que pacientes que começam a ter sintomas ligados ao sistema urinário devem procurar um médico antes desse prazo.
Tanto mulheres quanto homens, após os 50 anos, devem procurar um profissional para realizar o exame de colonoscopia, para tentar detectar lesões iniciais de câncer de intestino.
A informação é a melhor maneira para prevenção. E os cuidados diários com a saúde nos ajudam a levar uma vida mais tranquila, com bem-estar e vivacidade.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988