O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
O mês de julho é marcado por uma série de ações de combate às hepatites virais. Conhecida como Julho Amarelo, a campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das hepatites virais B e C. Somente no Brasil, mais de três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C e não possuem conhecimento de que são portadores do vírus.
A hepatite é um tipo de inflamação que afeta o fígado, comprometendo seu funcionamento e aumentando o risco de aparecimento de cirrose, câncer e outras doenças. Julho foi o mês escolhido pois no dia 28 deste mês é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo existem mais de 400 milhões de pessoas infectadas pelos vírus B e C.
A falta de conhecimento da existência da doença é o grande desafio da população. Por isso a recomendação é que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, em caso de diagnóstico positivo, recorram ao tratamento que está disponível na rede pública de saúde.
Transmissão
A hepatite B é transmitida pelo esperma e secreção vaginal (via sexual) e pelo contato com sangue (via parenteral, percutânea e vertical). Já a transmissão do vírus da hepatite C ocorre, principalmente, pelo contato com sangue (por via parenteral).
Sintomas
Entre os sintomas estão falta de apetite, náuseas, vômitos, diarreia, febre baixa, dor de cabeça, cansaço, dores no corpo, icterícia (coloração amarelada na pele, membranas mucosas e olhos) e dor abdominal.
Tratamento
A vacina para hepatite B é gratuita e está disponível em mais de 60 mil postos de saúde em todo o Brasil. Ainda não existe vacina para a hepatite C, porém o paciente pode realizar o tratamento pelo SUS, cujo índice de cura é superior a 90%.
Para amenizar os efeitos do tratamento para a hepatite o atendimento home care surge como uma alternativa repleta de benefícios. Conduzido por uma equipe multidisciplinar, pode ser uma solução para reduzir os riscos de uma internação hospitalar, além de melhorar as condições de saúde e bem-estar do indivíduo infectado. Consulte nossos planos.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988