O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Qualquer ferimento que interfira no funcionamento do organismo, por menor que seja, incomoda. As aftas são piores ainda porque atrapalham a alimentação, causam dor, alteram o paladar. Uma apenas costuma até ser tolerável, agora quando esses pontinhos ardidos se espalham pela boca deixam qualquer um irritado. A cura imediata não existe, mas há tratamentos que aceleram o processo de cicatrização e aliviam os desconfortos.
A afta é uma lesão arredondada branca ou pouco amarelada, vermelha ao redor, que surge na língua, paredes internas da boca ou em qualquer outro ponto da cavidade bucal. Chamada também de estomatite aftosa recorrente não é contagiosa.
As causas exatas do problema ainda são desconhecidas, porém alguns fatores contribuem para o seu aparecimento. O estresse físico ou emocional, baixa imunidade, deficiências de vitaminas e minerais e hereditariedade. As influências hormonais também podem ocasionar as lesões, por isso as mulheres estão mais propensas. Além disso seu surgimento pode ter associação com a ingestão de bebidas e comidas ácidas, fumo, uso de alguns medicamentos e prótese bucal mal colocada.
Existem diferentes tipos de aftas com características bem distintas. A estomatite aftosa menor é a mais comum. Cerca dos 80% dos pacientes que possuem aftas são desse tipo, que medem menos de um centímetro de diâmetro e duram no máximo uma semana. Já as aftas maiores, que atingem uma parcela menor de pessoas, são bastante dolorosas, levam mais de duas semanas para desaparecer e costumam deixar cicatrizes. Há ainda a estomatite aftosa herpetiforme, que são aglomerados de feridas que se unem e formam úlceras maiores.
Normalmente, a afta não caracteriza um grave problema de saúde, principalmente se ela ocorre de forma isolada e em períodos esporádicos. Agora se a frequência aumentar e for do tipo incomum é necessário consultar o médico. Outro alerta é se as aftas surgirem juntamente com outros problemas como febre, cansaço, perda de apetite pode ser que por trás desses sintomas escondam-se doenças como HIV, câncer, diabetes, entre outras patologias sistêmicas. A realização de um check up poderá ajudar a esclarecer os episódios recorrentes das úlceras e dar um diagnóstico correto.
Embora as aftas mais comuns desapareçam espontaneamente após um período é sempre prudente consultar seu médico e evitar o uso de produtos caseiros que possam piorar o caso.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988