(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Entre os problemas que afetam a visão, o descolamento de retina é um dos mais graves que podem ocorrer e que, se não for tratado, pode levar à cegueira total e irreversível.
A retina é uma fina membrana do globo ocular que transforma o estímulo luminoso em estímulo nervoso, enviando esse sinal ao cérebro através do nervo óptico. É graças a ela que conseguimos interpretar as imagens. Se pudéssemos comparar o olho a uma câmera fotográfica antiga, a retina seria o filme da câmera.
Geralmente, o descolamento da retina é mais frequente após os 50 anos, devido ao envelhecimento, porém, também pode surgir em pacientes jovens que sofreram pancadas na cabeça ou olho, que têm diabetes ou que apresentam problemas no olho, como glaucoma.
Sintomas
É importante ressaltar que essa doença não provoca dor, ardor, vermelhidão ou secreção, mas existem sinais que alertam para a situação: pontos ou manchas escuras na visão; faíscas ou flashes de luz percebidos no campo de visão; perda súbita da visão ou de parte do campo de visão.
Para fazer o diagnóstico e determinar o tratamento é feito um exame oftalmológico chamado oftalmoscopia indireta com dilatação pupilar (mapeamento da retina). O médico observa se há rasgos, furos ou bolsas de líquido.
Tratamento
O descolamento da retina tem cura através de cirurgia, mas o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível para evitar que a retina fique muito tempo sem oxigênio, originando complicações permanentes. Assim, sempre que existir suspeita de um descolamento da retina é muito importante ir imediatamente ao oftalmologista ou ao hospital.
No pós-operatório é comum sentir algum desconforto, vermelhidão e inchaço no olho. A recuperação do descolamento da retina depende da gravidade do descolamento, sendo que, nos casos mais graves, em que houve descolamento da parte central da retina, o tempo de recuperação pode durar várias semanas e a visão pode não ficar igual ao que era antes.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988