(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
As chamadas doenças autoimunes (DAI) surgem quando o sistema imunológico reage de forma anormal e passa a atacar o próprio organismo. Elas podem ser desencadeadas por diversos fatores como predisposição genética, alterações no sistema imunológico, fatores ambientais e hormonais.
As doenças autoimunes mais comuns são artrite reumatoide, lúpus, artrite psoriásica, síndrome de Sjögren (secura ocular e na boca associada à presença de autoanticorpos ou sinais de inflamação glandular) e doenças inflamatórias intestinais, como a de Crohn.
Fatores de desenvolvimento
Ainda não se sabe exatamente qual é o mecanismo que causa as doenças autoimunes. Elas são mais comuns em pessoas que têm outros doentes em suas famílias, o que mostra uma possível predisposição genética. Mas além dos genes, herdamos os costumes de nossas famílias, que também podem favorecer o desenvolvimento dessas doenças
Além disso, estudos que analisam a ocorrência de doenças autoimunes em diferentes populações e imigrantes mostram uma grande influência de fatores ambientais. Eles percebem que crianças que se mudam para outros países aumentam ou reduzem as taxas de desenvolvimento dessas doenças conforme seu novo ambiente, independentemente do risco apresentado em seu país de origem e no histórico familiar.
Podemos creditar também esse aumento das doenças autoimunes à nossa vida cada vez mais tóxica. O contato com elementos tóxicos em grande quantidade e combinados prejudica muito o organismo. Estas toxinas estão presentes nos nossos alimentos, principalmente os industrializados, processados e cheios de agrotóxicos.
E o excesso dessas substâncias passando pelo trato digestório acabam alterando a estrutura intestinal e acabando com a microbiota. Sem as defesas naturais, é comum que se manifestem as doenças autoimunes.
Tratamento
O tratamento para doenças autoimunes é complexo. Embora existam remédios para combatê-las, isso geralmente traz um resultado negativo para a saúde. Afinal, o papel desses medicamentos é suprimir a ação do sistema imunológico, ou seja, silenciar as células de defesa.
Os medicamentos não conseguem inibir a ação dos anticorpos apenas sobre os tecidos do corpo. Eles deixam de reconhecer e atacar também os perigos reais que afetam a nossa saúde. E embora essa abordagem proporcione um certo alívio dos sintomas dessas doenças, ela coloca o organismo em risco.
Além disso, os próprios medicamentos causam uma série de efeitos adversos ao organismo. Usuários frequentes de substâncias como corticosteroides, por exemplo, conhecem os efeitos do uso prolongado.
Por isso, tanto pensando na prevenção quanto no tratamento, é essencial mudar o estilo de vida. Em diversos casos, terapias complementares podem ser indicadas, mudança de hábitos alimentares e a prática de exercício físico são importantes aliados na restauração da saúde e promoção do bem-estar.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988