(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
A cirurgia bariátrica e metabólica, também conhecida como gastroplastia ou cirurgia de redução de estômago, surgiu na década de 1950 e vem transformando a vida e a saúde de milhões de pessoas ao longo desses anos. Mas será que as pessoas realmente conhecem as indicações e os prós e contras do procedimento?
Este método cirúrgico é um importante aliado no tratamento de pacientes com obesidade grau 3, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), e das doenças associadas ao excesso de gordura corporal ou agravadas por ele. O conceito de cirurgia metabólica foi incorporado há alguns anos pela importância que a cirurgia adquiriu no tratamento de doenças relacionadas à obesidade – como o diabetes.
Tipos de cirurgia
Existem três tipos básicos de cirurgias bariátricas. Elas são denominadas restritivas, mistas e disabsortivas. As cirurgias que apenas diminuem o tamanho do estômago são chamadas do tipo restritivo (Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia Vertical com Bandagem ou Cirurgia de Mason e a Gastroplastia Vertical em “Sleeve”). A perda de peso, nessas situações, é causada pela redução da ingestão de alimentos.
Existem também as cirurgias mistas, nas quais há a redução do tamanho do estômago e um desvio do trânsito intestinal. Há, além da redução da ingestão, a diminuição da absorção dos alimentos. As cirurgias mistas podem ser predominantemente restritivas (derivação gástrica com e sem anel) e predominantemente disabsortivas (derivações bileopancreáticas).
Avaliação
A avaliação clínico-laboratorial do paciente candidato à cirurgia é multidisciplinar, composta por encontros com endocrinologista, cirurgião, cardiologista, psiquiatra, pneumologista, nutricionista, psicólogo e assistente social, entre outros profissionais indicados em cada caso.
Após a avaliação e realização de exames, a decisão sobre a cirurgia cabe à equipe médica (quem, quando e como operar), e ao paciente (aceitação do procedimento após conhecer os riscos e benefícios associados a ele, assim como as modificações nos hábitos e processo de adaptação no período pós-operatório).
Riscos do pós-operatório
A cirurgia bariátrica é um procedimento complexo e apresenta risco de complicações. A intervenção impõe uma mudança fundamental nos hábitos alimentares dos indivíduos. O acompanhamento de uma equipe multidisciplinar em home care é recomendado nessa fase do processo.
O atendimento – nutricional e psicológico – na casa do paciente em recuperação funciona como um apoio para ele e seus familiares, que serão orientados de como proceder nesta etapa pós-cirúrgica e na nova rotina do paciente. Os pacientes necessitarão uma orientação nutricional para evoluírem de uma alimentação líquida para pastosa e, depois, para sólida.
Após a recuperação da cirurgia, o paciente poderá levar vida normal, mas é obrigatória a suplementação com vitaminas como B12 e ferro.
Para saber mais sobre a cirurgia bariátrica e as vantagens da assistência home care na recuperação do paciente, solicite uma proposta para nossa equipe de atendimento.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988