(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
“Criança saudável é criança rechonchuda”. Ouvimos isso de nossos avós, mas nem sempre essa prática é verdadeira. A obesidade infantil tem se tornado um problema nutricional mais grave do que a desnutrição e já é considerado um distúrbio epidêmico no mundo todo. Somente no Brasil, 20% das crianças encontram-se nessas condições.
A obesidade infantil afeta as crianças tanto de países desenvolvidos quanto de países em desenvolvimento. Isso indica que a raiz da epidemia provavelmente está nos hábitos atuais de consumo.
Segundo os especialistas, uma criança obesa tem 80% de chance de se tornar um adulto obeso. De acordo com o Ministério da Saúde, a condição está associada a nada menos que 26 doenças crônicas, como pressão alta e diabetes tipo 2 – problemas que deixaram de ser exclusividade de gente grande.
Como a obesidade infantil é uma doença multifatorial, o tratamento será recomendado de acordo com as causas. O pediatra irá avaliar se há fatores genéticos, psicológicos ou comportamentais e sugerir o que for necessário. Mudanças de hábitos alimentares, realização de atividades físicas e adoção de novos comportamentos por toda a família podem ser recomendados. Em certos casos, quando há fatores emocionais envolvidos, o médico pode indicar, inclusive, o acompanhamento psicológico e uma equipe multidisciplinar, composta por um nutricionista.
O nutricionista infantil home care pode avaliar o cenário familiar e doméstico da criança, afinal, muitas vezes os pequenos estão acima do peso em função do ambiente em que vivem. Muitas crianças não têm ainda idade para comprar suas guloseimas, escolher adequadamente sua alimentação e nem decidir praticar atividades físicas por conta própria. Se ganham peso, muito provavelmente é porque a família disponibiliza esses alimentos e não as estimulam a brincar e praticar atividades físicas.
Entre os benefícios de um nutricionista infantil home care estão:
• Avaliação alimentar: aplicação de anamnese alimentar para conhecer os hábitos do paciente, seus horários, locais de alimentação, assim como suas restrições e preferências alimentares;
• Estabelecimento de metas e objetivos: o paciente diz quais são suas principais metas e objetivos do trabalho nutricional;
• Reeducação alimentar: o nutricionista discute com o paciente os principais aspectos da sua alimentação. A reeducação alimentar consiste em três etapas: abandonar gradualmente os hábitos alimentares indesejáveis, manter as condutas saudáveis e incorporar, aos poucos, novos comportamentos alimentares;
• Elaboração do plano alimentar personalizado para toda a família: o nutricionista home care elaborará o plano alimentar do paciente de acordo com seus objetivos, idade, gostos, preferências, condição fisiológica e econômica.
Para saber mais vantagens do atendimento home care, entre em contato com nossa equipe de atendimento.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988