(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
O Lúpus é uma doença autoimune rara, mais frequentes nas mulheres (entre 20 e 45 anos) que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico. Acredita-se que uma a cada 1,7 mil mulheres no Brasil seja diagnosticada com a doença.
No lúpus, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e atrasar o diagnóstico.
Existem dois tipos principais de lúpus: o cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele (geralmente avermelhadas ou eritematosas e daí o nome lúpus eritematoso), principalmente nas áreas que ficam expostas à luz solar (rosto, orelhas, colo e braços) e o sistêmico, no qual um ou mais órgãos internos são acometidos. Embora a causa não seja conhecida, sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais participam de seu desenvolvimento.
Exposição ao sol
Uma das recomendações cruciais dos reumatologistas aos pacientes com lúpus é o cuidado em relação à exposição solar. Cerca de 30% a 40% das pessoas que têm a doença apresentam maior sensibilidade aos raios ultravioletas que, muitas vezes, geram o surgimento de novas lesões na pele.
O sol funciona como
um gatilho. A exposição solar desencadeia uma reação inflamatória que pode
afetar não apenas a pele, mas também articulações, cérebro e rins.
Tratamento
O tratamento para lúpus é contínuo e exige acompanhamento médico frequente pois ainda não há cura para a doença. Seu papel é amenizar os sintomas e possibilitar uma boa qualidade de vida para as pessoas diagnosticadas nesse quadro. O atendimento home care é uma alternativa que traz muitos benefícios para o paciente com lúpus.
Além dos medicamentos, existem algumas formas do paciente amenizar os sintomas, como mudanças de hábitos, alimentação e atividades físicas, ações essas que podem ser realizadas no atendimento home care.
Para saber mais informações sobre as vantagens do home care, entre em contato com nossa equipe de atendimento.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988