Veja também

O uso excessivo de celular e tablet por crianças e adolescentes

(Português do Brasil) O uso excessivo de celulares e tablets por crianças e adolescentes tornou-se uma preocupação crescente para pais, educadores e profissionais de saúde.

Mantendo a saúde em dia: Dicas para pacientes e familiares em home care

(Português do Brasil) Manter a saúde em dia é essencial para pacientes em home care e seus familiares.

Incontinência urinária tem tratamento

Quando a pessoa não consegue controlar o fluxo urinário, deixando escapar o xixi, é bem provável que ela esteja com incontinência urinária. Isso acontece porque a pressão que existe dentro da bexiga é maior do que a que se verifica na uretra.

A incontinência urinária é um problema bastante desagradável que afeta a qualidade de vida de jovens, adultos e idosos. O problema não deve ser encarado com algo normal e a boa notícia é que há tratamento para amenizar e até mesmo curar.

As mulheres são as mais afetadas pela perda involuntária de urina. Pesquisas comprovam que cerca de 10% das pessoas do sexo feminino têm incontinência habitual e 20% com mais de 75 anos apresentam o problema em algum momento das suas vidas.

Existem diferentes tipos de incontinência. A mais comum é a de esforço, que ocorre após uma atividade, um esforço físico e até mesmo em ações simples como espirrar, tossir, saltar, rir ou levantar objetos pesados. Vários fatores contribuem para perda de urina involuntária.Nas mulheres pode ser a gravidez, o parto e até mesmo as alterações hormonais provocadas pela menopausa e cirurgias na região pélvica. No caso dos homens, a cirurgia de próstata e as lesões na uretra podem ocasionar o problema. O excesso de peso e a obesidade também são fatores de risco.

Outro tipo de incontinência é a de urgência, ou bexiga hiperativa, onde há um desejo incontrolável de urinar e muitas vezes não dá tempo de chegar ao banheiro. Isso ocorre porque o músculo da bexiga se contrai antes da hora e torna-se impossível controlar a saída da urina pela uretra. Pode ocasionar dor na região pélvica ou ardor.

Uma mesma pessoa pode ter dois tipos de incontinência, chamada pelos especialistas de incontinência mista. Independentemente do caso, é preciso procurar ajuda médica. Somente um profissional capacitado é capaz de realizar o diagnóstico correto e indicar o melhor tratamento.

A fisioterapia é um procedimento bastante utilizado para a incontinência urinária com exercícios que fortalecem a musculatura pélvica. Caso o médico indique, o paciente poderá, inclusive, fazer em casa com uma equipe home care.

Há também a possibilidade de tratamento com medicamentos, e em último caso, as cirurgias que atualmente são bastante simples, com internação e recuperação rápidas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo