Veja também

O uso excessivo de celular e tablet por crianças e adolescentes

(Português do Brasil) O uso excessivo de celulares e tablets por crianças e adolescentes tornou-se uma preocupação crescente para pais, educadores e profissionais de saúde.

Mantendo a saúde em dia: Dicas para pacientes e familiares em home care

(Português do Brasil) Manter a saúde em dia é essencial para pacientes em home care e seus familiares.

Perigos da automedicação em idosos

Atire a primeira pedra quem nunca tomou um remedinho sem a indicação de um médico para aquela dor desconfortável que surge repentinamente. É comum as pessoas terem a farmacinha em casa para eventuais dores. Não é à toa que o Brasil é recordista em automedicação, segundo pesquisas recentes do Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade. De acordo com essa mesma pesquisa duas pessoas são intoxicadas por hora no Brasil e 40% fazem auto diagnóstico usando a internet.

Essa prática, aparentemente inofensiva, implica em sérios riscos em qualquer idade, e quando se trata de idosos pode ser ainda mais perigosa, podendo levar à morte. Nessa idade é comum o uso de vários medicamentos ao mesmo tempo, sendo de extrema importância que todos os remédios ingeridos sejam prescritos por um médico.

Interação medicamentosa, intoxicação e reações alérgicas são os principais problemas ocasionados pelo uso indiscriminado.

Um simples analgésico, vendido facilmente nas farmácias, pode reduzir a eficácia de um outro que trata a pressão alta ou diabetes por exemplo. Além disso, no idoso é natural que haja uma diminuição da função do fígado e rins, pois as substâncias ingeridas ficam muito mais tempo no organismo, resultando em outras patologias.

De acordo com dado da Agência Nacional de Saúde – Anvisa os analgésicos, os antitérmicos e os antiinflamatórios representam as classes de medicamentos que mais provocam intoxicação.

Vale ressaltar que na tentativa de tratar um problema, surge outro bem mais grave. Além do que sem o diagnóstico correto, o tratamento sem prescrição pode ocultar a doença que está por traz de alguns sintomas.

O acompanhamento de profissionais especializados, em serviço home care, na terceira idade é uma alternativa para a conscientização do próprio paciente e dos familiares no sentido de evitar a automedicação. Só quem é profissional sabe como proceder para garantir a segurança e a saúde desses pacientes.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo