Veja também

A Páscoa de chocolate

(Português do Brasil) O chocolate na alimentação já foi considerado um bandido. Mas há tempos esse mito foi desconstruído. Atualmente os nutricionistas até incluem doses de chocolate na dieta, devido às suas propriedades antioxidantes e estimulantes. Saiba mais.

Causas estresse infantil infantil

(Português do Brasil) O estresse infantil pode ser desencadeado por uma variedade de fatores, tanto internos quanto externos.

Idosos têm grandes chances de ficarem depressivos

Pesquisas realizadas pelos principais órgãos de saúde confirmam que os casos de depressão aumentam a cada ano e que até 2020 será a principal doença causadora de incapacidade no mundo. O Brasil é o campeão da América Latina em pessoas depressivas.

A enfermidade acomete todas as idades, no entanto, a maior incidência é entre a população idosa. Um dos fatores é porque o número de idosos vem crescendo nas últimas décadas. Diminuição das funções sociais, redução dos recursos financeiros, falta de assistência médica, abandono da família, viuvez, perda de amigos ou questões inerentes à própria idade como dependência, falta de mobilidade ou capacidades cognitivas. Todas essas situações podem desencadear a depressão em pessoas a partir dos 65 anos.

A questão é que há uma tendência em achar que a velhice é sinônimo de tristeza o que dificulta o diagnóstico. A tristeza passageira é normal, mas a duradoura não é em nenhuma faixa etária.

É preciso ficar alerta! A depressão no idoso apresenta características diferentes. Geralmente está associada à reclamação física, como falta de disposição e dores, agressividade e irritação, sintomas muito semelhantes com os de crianças e adolescentes depressivos. Pode ser confundida ainda, em muitos casos, com a demência, porque leva ao isolamento reduzindo a atenção e perda de memória.

Quem convive com os idosos deve ficar atento ao perceber esses sinais, além de outros como falta de interesse nas atividades do dia a dia, distúrbios do sono, perda ou ganho de peso. É importante buscar a ajuda profissional o quanto antes. A patologia, se não for tratada, pode levar ao suicídio e o risco entre os idosos é duas vezes maior que na população geral.

Infelizmente, existe um índice ainda maior de depressivos em asilos e hospitais, o que contribuiria bastante mantê-lo em sua casa, no conforto do lar com o auxílio de cuidadores especializados. O atendimento home care ajuda a evitar a depressão nessa faixa etária, já que oferece um atendimento de saúde humanizado com cuidados especiais.

Imagem destaque: Foto de Kampus Production no Pexels

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo