Veja também

Causas estresse infantil infantil

(Português do Brasil) O estresse infantil pode ser desencadeado por uma variedade de fatores, tanto internos quanto externos.

Herpes Zóster, como prevenir

(Português do Brasil) A prevenção do herpes zóster envolve várias estratégias, incluindo vacinação, manutenção de um estilo de vida saudável e redução do estresse.

Pratique exercícios físicos e durma bem

A insônia faz tão mal à saúde física e mental que pode até ser causa de depressão. Alguns hábitos ajudam quem tem dificuldade de descansar as oito horas necessárias para que o corpo recupere as energias. Praticar atividade física é uma das principais atitudes que contribuem para uma compensadora noite de sono.

Benefícios de praticar atividades físicas

Ao praticar exercícios físicos, o corpo libera endorfina, neurotransmissor que dá sensação de bem-estar. A substância também contribui para uma melhor noite de sono e é um dos motivos por que pessoas que se exercitam têm mais facilidade para dormir do que as sedentárias. A atividade física também traz benefícios ao sistema respiratório e auxilia no combate de problemas como ronco e apneia.

Exercitar-se traz ainda outros benefícios. Quem coloca exercícios físicos na rotina tem o sono mais profundo e menos fragmentado e acorda mais relaxado. Percebe ainda melhora na concentração e memória e mais rendimento no trabalho e nos estudos. É claro que tudo isso melhora a qualidade de vida.

Mas é bom reservar um horário para a atividade física até quatro horas antes de ir para a cama, para que o esporte não interfira no sono. Quem gosta de se exercitar à noite deve escolher uma modalidade moderada. Um esporte intenso perto da hora de dormir dá a falsa sensação de que o corpo cansado relaxará mais facilmente. O hábito, no entanto, pode interferir no fluxo do sono e impedir que o processo de reparação ocorra de forma adequada.

Atividades que ajudam a dormir bem

Caminhada ou corrida: Quem sofre de insônia costuma ter crises de ansiedade antes de dormir. Alguns estudos mostram que a prática regular de atividades aeróbicas, como a caminhada, reduz os níveis de estresse e ansiedade e melhora a qualidade do sono.

Pilates: A modalidade desenvolvida por Joseph Pilates fortalece os músculos e é sempre recomendada por especialistas para quem sofre de dores nas costas. Mas todos podem se beneficiar do Pilates. A prática proporciona relaxamento, gera maior sintonia entre corpo e mente e, assim, ajuda a combater a insônia.

Natação e hidroginástica: Atividades na água não apenas promovem relaxamento muscular como também são importantes para melhorar a circulação sanguínea.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo