Veja também

Hidroterapia e seus benefícios

(Português do Brasil) A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática, envolve o uso de água para tratar diversas condições e promover a saúde física e mental.

Quais os principais riscos da obesidade para a saúde

(Português do Brasil) A obesidade é uma condição complexa com múltiplas causas, incluindo fatores genéticos, comportamentais e ambientais, caracterizada por um excesso de gordura corporal.

Alimentos funcionais: o que são e para que servem

Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras.

Mas é preciso ter consciência de que os alimentos funcionais não funcionam como medicamentos. Então, para que seus benefícios sejam alcançados, é preciso consumi-los de maneira regular, incluindo principalmente vegetais, frutas e cereais integrais na alimentação. Afinal, grande parte dos componentes ativos estudados se encontra nesses alimentos.

No caso dos alimentos funcionais industrializados, é preciso ficar atento e procurar saber se o produto em questão teve sua eficácia avaliada em pesquisas sérias. E para que eles produzam resultados eficazes, é importante seguir as instruções dos rótulos, utilizando-os da forma recomendada pelo fabricante.

Além disso, é preciso ter em mente um detalhe fundamental para o funcionamento eficaz dos alimentos funcionais: eles só funcionam quando combinados com uma dieta equilibrada e balanceada. Não adianta utilizar um alimento para controlar o colesterol, por exemplo, se ela não for combinada com uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.

Abaixo, listamos os principais compostos funcionais investigados pela ciência:

Isoflavonas

Para que servem: Ação estrogênica (reduz sintomas da menopausa) e anti-câncer;

Onde encontrar: Soja e derivados.

Ácidos Graxos Ômega-3

Para que servem: Redução do LDL – colesterol; ação anti-inflamatória; indispensável para o desenvolvimento do cérebro e da retina de recém-nascidos;

Onde encontrar: Peixes marinhos como sardinha, salmão, atum, anchova e outros.

Ácido A- Linolênico

Para que servem: Estimula o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória;

Onde encontrar: Óleos de linhaça, colza, soja; nozes e amêndoas.

Licopeno

Para que servem: Antioxidante, reduzem níveis de colesterol e o risco de certos tipos de câncer, como de próstata;

Onde encontrar: Tomate e derivados, goiaba vermelha, pimentão vermelho, melancia.

Probióticos

Para que servem: Favorecem as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de constipação e câncer de cólon;

Onde encontrar: Leites fermentados, Iogurtes e outros produtos lácteos fermentados.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo