Veja também

Mantendo a saúde em dia: Dicas para pacientes e familiares em home care

(Português do Brasil) Manter a saúde em dia é essencial para pacientes em home care e seus familiares.

Hidroterapia e seus benefícios

(Português do Brasil) A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática, envolve o uso de água para tratar diversas condições e promover a saúde física e mental.

Os benefícios do ovo na alimentação

Muitos não conhecem os reais benefícios do ovo na alimentação e ficam naquele dilema: comer ou não? Ele é rico em proteínas, vitaminas A, D e B12. Além disso, diversos estudos apontam que se alimentar de um ovo por dia pode ajudar na prevenção de doenças e não aumenta o risco de doenças do coração.

Benefícios

O ovo atua em nossa massa muscular, previne doenças e o envelhecimento precoce, contribui para o controle de colesterol, combate a anemia. Além disso, traz uma série de outros benefícios ao organismo, como aumentar a saciedade, o que contribui para a perda de peso, e melhorar a glicemia, algo importante para quem tem diabetes. 

Aumento da massa muscular

Por ser uma boa fonte de proteínas e vitaminas, como o cálcio, o ovo é reconhecidamente um aliado de quem deseja aumentar a massa muscular

Controle da pressão arterial

Alguns dos componentes do ovo, como o potássio e colecalciferol (vitamina D), ajudam no controle da pressão arterial e do sistema nervoso. Também colaboram para a saúde do sistema cardiovascular.

Controle do colesterol 

Um dos nutrientes do ovo é a lecitina, que auxilia no metabolismo do intestino e diminui a absorção de colesterol no órgão intestino. Da mesma forma, o consumo regular contribui para o aumento de níveis de colesterol bom no organismo.

Previne o envelhecimento

Vitaminas A e E e nutrientes como selênio e zinco atuam como antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e melhoram o sistema imune. Além disso, estudos mostram que o ovo beneficia o desempenho do cérebro, prevenindo a aparição de demências.

Combate a anemia

Ácido fólico, vitamina B12 e ferro são nutrientes presentes no ovo que ajudam a combater a anemia. Isso porque essas substâncias favorecem a produção de hemácias (também chamadas de glóbulos vermelhos), responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo.

Modo de preparo

Se comer um ovo de galinha por dia faz bem, então que tal um ovo frito toda manhã?  As diferentes formas de preparar este alimento também impactam a sua saúde.

Os ovos pochê são os mais recomendados pelos médicos. Há diversas formas de cozinhá-los, uma delas é sem casca em água muito quente, mas não fervente e cujo tempo de cozimento não passe de quatro minutos.

A segunda forma mais recomendada são os famosos ovos cozidos, pois assim a gema preserva a maioria dos nutrientes. Os benefícios do ovo na sua saúde se perdem quando este alimento é frito ou mexido, porque nessas formas as gorduras naturais são oxidadas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo