Veja também

Quais os principais riscos da obesidade para a saúde

(Português do Brasil) A obesidade é uma condição complexa com múltiplas causas, incluindo fatores genéticos, comportamentais e ambientais, caracterizada por um excesso de gordura corporal.

A aposentadoria é uma fase da vida cheia de possibilidades

(Português do Brasil) A aposentadoria não significa o fim da utilidade ou do propósito, mas sim o início de um novo capítulo com infinitas possibilidades.

Os riscos da automedicação para emagrecer

Quando se está com uns quilinhos a mais e quer perder peso rapidamente, o que você deve fazer? O melhor remédio para emagrecer naturalmente é uma dieta rica em nutrientes e com poucas calorias, somado à prática de exercícios físicos e à mudança do seu próprio comportamento para evitar cair nas tentações da gula.

Entretanto, muita gente procura, por conta própria, substâncias emagrecedoras, ou seja, remédios para emagrecer, sem a devida orientação e supervisão médicas – a automedicação.

Atualmente, existem medicamentos que podem auxiliar na perda e manutenção do peso, mas que devem ser prescritos apenas pelo médico, de preferência o endocrinologista. Ele vai avaliar a necessidade, qual o melhor remédio para cada caso e as contraindicações.

Porém, alguns desses medicamentos são comercializados legalmente e sem a necessidade da retenção de receita, mas isso não significa que sejam seguros ou eficazes. Pessoas com comorbidades, como hipertensão, diabetes ou hepatite A, alergias ou que tomam outras medicações podem ter sérios problemas, mesmo com os emagrecedores mais “naturais”. 

Outros remédios, mais fortes e que costumam afetar o funcionamento cerebral e do sistema nervoso, acabam sendo obtidos de forma ilegal pelas pessoas. Alguns desses remédios são parentes próximos de drogas ilícitas no Brasil. Podem viciar com facilidade e, em muitos casos, oferecem risco à vida do paciente, quando tomados sem avaliação e orientação médicas.

A automedicação para emagrecer é uma ação extremamente perigosa e que pode causar danos irreversíveis à sua saúde.

Por mais tentadora que seja a ideia de emagrecer fazendo menos esforço ou com mais rapidez, os riscos não compensam. Fique atento: o processo de emagrecimento precisa ser orientado e acompanhado por profissionais, como médicos, nutricionistas e educadores físicos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo