Veja também

Diferença entre HIV e AIDS

(Português do Brasil) A diferença entre HIV e AIDS, é que HIV é o vírus que pode provocar a AIDS (Acquired Immune Deficiency Syndrome), que significa síndrome da deficiência imunológica adquirida. Saiba mais.

Mudanças bruscas de temperatura e a saúde

(Português do Brasil) De maneira geral, nosso organismo está preparado para lidar com as mudanças súbitas de temperatura – do calor para o frio e vice-versa. Mas para evitar o chamado “choque térmico”, o jeito é ficar atento às essas variações, antes de sair de casa.

O que é AZIA?

A azia é caracterizada por uma sensação de queimação na região do estômago, que pode se estender até a garganta, e que normalmente acontece depois de comer muito ou de comer alimentos ricos em gordura, que são mais difíceis de digerir.

Azia x má digestão

Muitas pessoas acham que azia e má digestão são a mesma coisa, mas não é! A azia ocorre quando o ácido gástrico, composto químico que auxilia o processo digestivo e é produzido por nosso próprio organismo, rompe o anel muscular que separa o esôfago do estômago, provocando dor e queimação.

A má digestão, por sua vez, pode ser causada pela quantidade de alimento no estômago, pela própria digestão e mistura desse alimento ou até pela aerofagia, que é a deglutição de ar durante o ato de comer e beber. Ela é descrita como um desconforto no abdômen superior, com uma sensação de plenitude alimentar, saciedade precoce, dor e, muitas vezes, pirose epigástrica, aquela sensação de refluxo e gosto azedo na garganta.

Sintomas

Os sintomas clássicos de azia e queimação incluem, má digestão, sensação de estômago cheio, refluxo dos alimentos, arroto constante e involuntário, estômago inchado, gosto ácido ou amargo na boca, dor e sensação de queimação na garganta.

Algumas medidas podem ajudar a aliviar os sintomas da azia como deixar de fumar, evitar alimentos gordurosos, fritos e picantes; evitar tomar café, chá preto, chocolate quente e refrigerante.

Outra dica é fazer pequenas refeições ao longo do dia; evitar dormir deitado de lado, sob o lado esquerdo, especialmente se deitar depois de comer e tentar evitar situações estressantes.

Causas

A presença de azia constante pode ser consequência de um problema mais grave, como o refluxo gastro-esofágico ou gastrite, ou devido a fatores como alimentação errada, nervosismo ou uso de roupas muito justas, que acabam prejudicando a digestão dos alimentos. Além disso, é importante lembrar que nas mulheres, a azia pode ser sintoma de gravidez.

Alimentos que diminuem a azia

Frutas não ácidas: maçã, pera, banana, goiaba. Elas têm fácil digestão e, quando bem mastigadas, dão menos “trabalho” ao estômago.

Vegetais cozidos: após o cozimento, as fibras dos vegetais são abrandadas e ficam mais fáceis de serem digeridas.

Sopas, assim como os vegetais cozidos, requerem menos tempo de digestão e promovem o esvaziamento gástrico rápido por serem líquidas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo