Veja também

Causas estresse infantil infantil

(Português do Brasil) O estresse infantil pode ser desencadeado por uma variedade de fatores, tanto internos quanto externos.

Herpes Zóster, como prevenir

(Português do Brasil) A prevenção do herpes zóster envolve várias estratégias, incluindo vacinação, manutenção de um estilo de vida saudável e redução do estresse.

Entenda a compulsão alimentar

Numa sociedade pautada pela busca do corpo perfeito, aumenta o número de pessoas que sofrem com distúrbios alimentares. Os mais conhecidos são a anorexia, a bulimia e a compulsão alimentar.

Compulsão alimentar

A compulsão é um distúrbio alimentar caracterizado pela ingestão de grandes quantidades de alimentos. Geralmente, carboidratos e açúcares são os alimentos mais procurados.

Ao contrário de outros distúrbios alimentares, na compulsão alimentar, não são frequentes comportamentos conhecidos como compensatórios, como a indução de vômito ou o uso de laxantes.

Uma pergunta decisiva quando falamos em compulsão alimentar é: você come ou se alimenta? Uma alimentação saudável é equilibrada. Já numa situação de compulsão, a quantidade dos alimentos ingeridos não corresponde, na maior parte das vezes, a necessidade do organismo.

A pessoa não sente fome e come até sentir-se desconfortável. Estas alterações são persistentes e podem ser motivadas por estados de ansiedade.

Diagnóstico

O diagnóstico da compulsão alimentar nem sempre é fácil. Muito menos simples. Pessoas que sofrem com este tipo de distúrbio tendem a esconder a doença, ocultando os sintomas.

Mas, alguns comportamentos indicam-nos que a pessoa poderá estar sofrendo de compulsão alimentar como: a pessoa come mais depressa do que o normal; ingere alimentos sem ter fome; come às escondidas para que ninguém veja; sente-se desconfortável fisicamente pelo excesso de comida; deprime-se ou sente-se muito culpado após comer.

Na avaliação de um possível transtorno de compulsão alimentar, o paciente deverá apresentar pelo menos três desses aspectos uma vez por semana durante três meses. Ou seja, deve ser um comportamento que já faz parte da rotina e não algo esporádico.

Tratamento

Uma das principais causas da compulsão alimentar é uma auto-estima frágil. A ingestão de alimentos em quantidades é uma resposta do organismo no combate a dores psicossociais mais profundas.

O diagnóstico da doença pode ser feito pelo clínico geral, nutrólogo, psiquiatra ou endocrinologista. Por ser uma doença mental, o profissional da saúde fará o diagnóstico a partir da análise de cada paciente e seus relatos.

Como parar

Entenda por que você come descontroladamente :da próxima vez que você atacar a geladeira, pense o que você está sentindo. Só assim você vai começar o processo para controlar a compulsão alimentar.

Não coma de 3 em 3 horas: espere a fome chegar para se alimentar.

Coma alimentos ricos em fibras: priorize comer frutas, verduras, hortaliças e gorduras boas, pois são opções que te deixarão saciado por mais tempo.

Beba água: é uma dica valiosa e que serve para manter seu corpo saudável. Para quem tem compulsão alimentar, essa é também uma forma de controlar a fome e desejo.

Não coma alimentos industrializados: muito prejudicial à saúde, os industrializados são pobres em fibras e, por isso, acabam não saciando. Para quem tem compulsão alimentar, não estar saciado é um perigo para cair na tentação.

Pratique alguma atividade física: os exercícios físicos ajudam a controlar a compulsão alimentar, pois fornecem uma sensação de prazer e bem-estar. É importante manter a atividade física como parte da rotina diária para que a compulsão alimentar seja controlada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo