(Português do Brasil) O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
(Português do Brasil) Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Quase uma extensão do próprio corpo, os aparelhos celulares executam muito mais do que a simples função de comunicar: servem para entreter, mapear, pedir transporte e claro – em tempos de pandemia- conversar com a família e mandar mensagens de boas festas para amigos distantes.
Mas apesar dessas tecnologias facilitarem a vida, o abuso delas tem chamado atenção para o surgimento de alguns problemas de saúde, especialmente relacionados a dores nos membros superiores. Estudos mostram que teclar é uma atividade perigosa para saúde musculoesquelética devido às posturas incorretas que a pessoa adota, além dos movimentos repetitivos, principalmente feitos com o dedo polegar. Em 2014, foi publicado no “The Lancet” um estudo que deu um nome para a síndrome ligada ao uso excessivo do celular: WhatsAppinite.
Tendinite
A tendinite é uma inflamação de um tendão que surge usualmente através do excesso de repetições de um mesmo movimento. Por muito tempo, as lesões causadas por esforço repetitivo eram relacionadas majoritariamente à profissão. Atualmente, o número de pessoas que desenvolvem o problema devido ao uso excessivo de smartphones vem aumentando.
A doença é silenciosa e os primeiros sinais ocorrem com uma dor localizada, que vai e volta, geralmente quando o movimento é executado. Em pouco tempo, afeta também toda região ao redor do tendão sobrecarregado e, sintomas como dormência, formigamento, dor ao movimentar e rigidez do local acometido são sentidos com muita frequência.
A principal medida é a prevenção, evitando movimentos repetitivos e abusos em relação ao uso do celular, computadores e videogames. Faça alongamentos frequentes, mantenha uma postura adequada, mesmo estando em casa. A prática de exercícios físicos de maneira incorreta ou em excesso também contribui para o surgimento das tendinites.
Dicas
Realize alongamentos das mãos, punhos, pescoço, ombros, braços e antebraços a cada 20 ou 30 minutos de uso de smartphone ou computador.
Utilize as duas mãos para teclar no celular
Evite deixar o pescoço muito baixo para não sobrecarregar os ombros ao segurar o aparelho.
A fisioterapia também ajuda a fortalecer músculos e articulações, melhora a flexibilidade e reduz a dor. Entretanto, se a pessoa voltar aos velhos hábitos, a inflamação irá persistir. Por isso, é imprescindível pensar em formas de diminuir esse hábito que pode prejudicar a saúde.
Home Care
O fisioterapeuta vai atender, tratar e reabilitar o paciente utilizando o espaço domiciliar, de acordo com suas necessidades. O treinamento pode resultar em muitos benefícios, tais como:
Melhora da postura e agilidade, ganho de equilíbrio e flexibilidade, aumento da força muscular, alívio das dores posturais, aumento da capacidade cardiorrespiratória e da coordenação motora.
Entre em contato com nossa equipe e conheça mais vantagens do atendimento home care.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988