Veja também

Celebrando o Dia do Assistente Social

(Português do Brasil) Neste 15 de maio, parabenizamos todos os assistentes sociais pelo seu trabalho indispensável e por sua dedicação inabalável.

Dia internacional da enfermagem e do enfermeiro

(Português do Brasil) O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado em 12 de maio em todo o mundo.

Cirurgia bariátrica: a importância do tratamento domiciliar no pós-operatório

A cirurgia bariátrica revolucionou a forma como se trata a obesidade. O número de indivíduos com obesidade aumenta no mundo a cada dia e a cirurgia bariátrica vem se tornando um importante aliado no tratamento da doença.

Apesar da ampla divulgação sobre o tema, ainda restam muitas dúvidas sobre a cirurgia. Nem todo mundo sabe que o procedimento é indicado para pessoas com obesidade de grau 2 que não mostraram resultados após vários meses (chegando até a dois anos) de tratamento com reeducação alimentar e prática regular de exercício físico. Normalmente a cirurgia bariátrica é feita em pessoas com idade entre os 16 e os 65 anos, que apresentem:

  • IMC maior que 40 kg/m2, sem perda de peso mesmo com acompanhamento médico e nutricional comprovado.
  • IMC menor que 40 kg/m2 e presença de outras doenças em estágios graves, como pressão alta, diabetes descontrolada, gordura no fígado e colesterol alto.

Os benefícios pós-cirúrgicos são bastante rápidos, com melhorias e cura de doenças como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, insuficiência respiratória, asma, diabetes e colesterol alto. Essa intervenção também traz vantagens sociais e psicológicas, como diminuição do risco de depressão e aumento da autoestima, da interação social e da mobilidade física.

Tipos de cirurgia

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, há quatro tipos de técnicas aprovadas no Brasil:

  • Bypass gástrico: é a técnica mais realizada no país e com baixo índice de complicações. O estômago é grampeado e, depois, ligado diretamente ao intestino. É indicada para quem tem cerca de 50 kg de excesso de peso, associados com diabetes, colesterol e triglicérides altos.
  • Gastrectomia vertical: a técnica consiste em fazer do estômago uma espécie de tubo, com capacidade de cerca de 150 ml. Ao reduzir o espaço, o paciente é obrigado a comer pequenas refeições. É indicada para quem tem de 30 a 40 kg de excesso de peso, come em grandes quantidades, mas não tem doenças associadas.
  • Banda gástrica ajustável: coloca-se um anel de silicone ajustável no início do estômago, o que desacelera a digestão. É uma das técnicas menos usadas atualmente, pois a perda de peso é menor e demanda muito cuidado pós-operatório.
  • Derivação biliopancreática: nesta cirurgia é retirada uma parte do estômago e a maior parte do intestino delgado, que constituem a principal região onde ocorre a absorção de nutrientes. Desta forma, uma grande parte dos alimentos não é digerida ou absorvida, reduzindo a quantidade de calorias da dieta.

Em pacientes que apresentaram uma perda de peso muito grande, uma cirurgia plástica para retirada do excesso de pele é necessária. A mesma poderá ser feita quando a perda de peso estiver totalmente estabilizada, ou seja, depois de aproximadamente dois anos.

O atendimento home care, após a alta do paciente, é uma excelente alternativa para se ter uma recuperação mais rápida e sem complicações, já que a presença de uma equipe multidisciplinar domiciliar (com nutricionista, enfermeiro e terapeuta ocupacional, entre outros) pode garantir o sucesso da cirurgia. Para solicitar uma proposta de atendimento home care, entre em contato com nossos consultores.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo