Veja também

Celebrando o Dia do Assistente Social

(Português do Brasil) Neste 15 de maio, parabenizamos todos os assistentes sociais pelo seu trabalho indispensável e por sua dedicação inabalável.

Dia internacional da enfermagem e do enfermeiro

(Português do Brasil) O Dia Internacional da Enfermagem é comemorado em 12 de maio em todo o mundo.

Doença mão-pé-boca: tudo o que você precisa saber

Você já ouvir falar sobre a doença mão-pé-boca (em inglês conhecida pela sigla HFMD)? Pois essa doença contagiosa é causada pelo vírus Coxsackie, pertencente à família dos enterovírus que normalmente habitam o intestino.

Embora possa acometer adultos a doença é mais comum na infância, antes dos cinco anos de idade. Sua transmissão ocorre pelo contato direto com outras crianças contaminadas com o vírus, bem como com suas fezes e saliva. Alimentos e brinquedos contaminados também podem transmitir o vírus.

O período de incubação da mão-pé-boca é de três a seis dias e, no começo, é fácil confundir com outras doenças comuns na infância, como a catapora (varicela). Para que o diagnóstico seja feito corretamente, fique atento a estes sinais:

  • Febre alta nos dias que antecedem o surgimento das lesões;
  • Aparecimento de manchas vermelhas, com vesículas branco-acinzentadas (aftas) na boca, amígdala e faringe;
  • Erupção de pequenas bolhas, em geral nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, mas que podem ocorrer também nas nádegas e na região genital.

Tratamento

O tratamento da doença mão-pé-boca é direcionado para o alívio dos sintomas sem a necessidade de medicamentos antivirais. Analgésicos e antitérmicos via oral e pomada anestésica no local das aftas são receitados pelos médicos para aliviar a dor e a febre nas crianças.

Como as aftas dificultam a ingestão de alimentos e bebidas, é preciso oferecer alimentos de fácil deglutição, como papinhas e sopas. O ideal é evitar o consumo de alimentos ácidos, muito temperados e quentes. As bebidas também devem ser frias para aliviar o desconforto e podem ser ingeridas com a ajuda de um canudo para amenizar o contato com as feridas.

Crianças infectadas podem espalhar o vírus mesmo que não tenham sintomas, já que ele continua presente nas fezes por semanas após o tratamento. Por isso, os médicos recomendam que o paciente fique em casa, de repouso, enquanto durar o tratamento. Os cuidados de um serviço home care podem auxiliar na recuperação. Entre em contato com nossa equipe para conhecer os benefícios desta especialidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo