Veja também

Bem-estar holístico:
a importância do cuidado holístico, incluindo saúde física, mental e espiritual

(Português do Brasil) Ao adotar uma abordagem holística para o bem-estar, reconhecemos a importância de cuidar de todas as partes de nós mesmos.

O uso excessivo de celular e tablet por crianças e adolescentes

(Português do Brasil) O uso excessivo de celulares e tablets por crianças e adolescentes tornou-se uma preocupação crescente para pais, educadores e profissionais de saúde.

Brasil ocupa o 8° lugar no mundo com pessoas dependentes do cigarro

O Dia Nacional de Combate ao Tabagismo é comemorado em 29 de agosto. A campanha foi criada em 1986 com a finalidade de conscientizar a população a respeito dos riscos do cigarro à saúde, numa época em que fumar era moda.

Os números confirmam resultados positivos. Pesquisas recentes apontam que o número de fumantes no país reduziu, consideravelmente, nos últimos anos. No período de 1990 e 2015, a porcentagem de fumantes diários caiu de 29% para 12% entre os homens e de 19% para 8% entre as mulheres. Com esses percentuais, o Brasil está entre os países que mais conseguiram reduzir o número de dependentes do cigarro.

Mesmo assim, segundo a Organização Mundial da Saúde, o Brasil ainda ocupa o 8° lugar no ranking de número absoluto de fumantes. São cerca de 11 milhões de homens e 7 milhões de mulheres.

Este ano o foco da campanha são as doenças cardiovasculares com o slogan: “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para sua vida: não fume!”.

A doença cardiovascular é apenas um dos 50 problemas de saúde que o cigarro pode causar. Pelo menos 50% dos fumantes morrerão de alguma doença comprovadamente causada pelo cigarro e 90% dos casos de câncer de pulmão também estão diretamente ligados ao vício. Quem fuma durante muito tempo tem sua expectativa de vida reduzida em pelo menos 13 anos.

O cigarro também provoca enfisema pulmonar, atinge a traquéia, laringe e brônquio, causa impotência sexual, infertilidade em mulheres, hipertensão, diabetes, câncer, entre outras patologias bem graves. Quem fuma prejudica a si mesmo e quem está por perto inalando a fumaça. Agride inclusive o meio ambiente, com as pontas descartadas que se tornam lixo tóxico.

Todo fumante sabe os riscos que está correndo, mas deixar o vício não é tão simples assim. Primeiramente é preciso ter motivação e procurar a ajuda de profissionais que possam auxiliar. Você é capaz!

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo