Veja também

Os benefícios da terapia holística

(Português do Brasil) A compreensão sobre a nossa saúde mudou! Hoje entendemos que além da saúde física, a saúde mental e a emocional são muito importantes. E que todas as áreas da nossa vida estão conectadas, portanto, quando uma não está em equilíbrio, pode afetar a outra.

Você sabe o que é o mieloma múltiplo?

(Português do Brasil) O mieloma múltiplo não é um câncer comum; estima-se que ele afeta 7 a cada 100 mil pessoas. E o pior: os sinais desse tipo de câncer são confundidos com outras doenças. Veja mais:

Alergia ou intolerância alimentar?

Você com certeza já se deparou com situações em que pessoas comentam não poder ingerir esse ou aquele alimento porque passam mal. São casos cada vez mais comuns: a alergia ou intolerância a comidas, mas não se tratam da mesma complicação. Embora muita gente confunda porque alguns sintomas são semelhantes como: náusea, dor estomacal, diarréia e vômito, por exemplo, a alergia costuma ser muito mais grave e pode levar ao óbito. É importante ficar alerta para certos sinais e prevenir-se.

Vamos entender, primeiramente, o que é a alergia alimentar

Ao ingerir certos alimentos ou até mesmo, apenas, entrar em contato com eles ocorre uma reação no sistema imunológico que atinge alguns órgãos do corpo causando os sintomas citados acima. Nos casos mais graves pode provocar uma reação alérgica fatal, chamada anafilaxia. A garganta, lábios e língua incham, seguida de uma dificuldade para respirar e engolir. Além de avermelhamento da pele, aceleramento do coração e queda de pressão. Esta alergia pode ocorrer subitamente. E se foi a primeira vez, com certeza, a pessoa não terá consigo o antídoto, ou seja, uma injeção de epinefrina para tentar cessar as reações. Ela precisa de atendimento médico o mais rápido possível. Em vez de levar até o hospital, chamar uma equipe home care pode ser muito mais eficaz e rápido.

Qualquer alimento pode provocar uma reação repentinamente, mesmo leve ou em apenas uma região do corpo. No entanto, há os vilões como: ovos, trigo, leite, soja, frutas secas, frutos do mar, amendoins e até sementes. A melhor forma de prevenir é não ingerir esses produtos. Há casos em que ocorre apenas uma urticária no queixo, após a ingestão dos alimentos e que pode desaparecer rapidamente sem necessidade de tratamento.

Quem for diagnosticado com alergia alimentar deve carregar na bolsa e saber usar a epinefrina injetável.

Pacientes com intolerância alimentar

Já a intolerância costuma ser limitada a problemas digestivos e não é fatal. Os sintomas são: gases, cólica, inchaço, azia, dor de cabeça, cansaço, tontura e até mesmo irritabilidade e nervosismo, entre outros. Às vezes é possível consumir uma pequena quantidade do alimento sem problemas, porque em muitos casos o que causa a intolerância é a quantidade exagerada. A lactose, glúten, crustáceos, chocolate e alimentos com conservante e corantes em geral são os principais causadores da intolerância.

Após o diagnóstico médico, o ideal é reduzir ao máximo o consumo do alimento causador. Portanto, uma reeducação alimentar é imprescindível.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo