Veja também

Os vilões da alimentação

(Português do Brasil) Em busca da alimentação equilibrada é comum consumirmos produtos que são comercializados ou, popularmente, conhecidos como saudáveis. Porém, sua composição passa longe de ter grandes benefícios.

Como melhorar o torcicolo

(Português do Brasil) Ter episódios de torcicolo durante a vida é algo bem comum, devido a combinação do enfraquecimento da cervical com situações como dormir e sentar de forma errada, praticar exercícios incorretamente e até mesmo por vivenciar situações de muito estresse.

O papel da nutrição no tratamento da diabetes

Estima-se que a população mundial com diabetes chega a 387 milhões, e que até 2035 alcance 471 milhões. Desses, acredita-se que a proporção de pessoas acometidas seja em grupos etários mais jovens, sendo que 80% morem em países em desenvolvimento.

No Brasil, eles já são mais de 14 milhões, muitos sem diagnóstico e a maioria com controle inadequado, o que leva a diversas complicações que comprometem a qualidade de vida e aumentam a mortalidade.

Receber o diagnóstico pode ser muito duro para o paciente, mas a diabetes não é uma doença terminal e se controlada , com a ajuda de especialistas, o paciente levará uma vida normal.

O tratamento da diabetes está relacionado com a qualidade da alimentação, e é nesse momento que entra o trabalho do nutricionista. As mudanças podem parecer complexas no início, mas trazem ótimos resultados para a saúde e qualidade de vida, principalmente quando a dieta é seguida de forma correta.

Para iniciar o tratamento, o médico irá colher informações como peso, altura, medidas e tudo mais que julgar necessário. Além disso, é fundamental conhecer toda rotina alimentar do paciente, como alimentos preferidos, horário das refeições e quantidades.

Assim que todo histórico do paciente é levantado, o nutricionista irá passar o programa alimentar que deve ser seguido com os objetivos de manutenção da glicemia, correção de peso e de carências nutricionais, auxílio para manter as taxas bioquímicas dentro da normalidade, entre outros.

Além dessas instruções, o paciente recebe orientações como: um cardápio das principais refeições, horário e quantidade dos alimentos que devem ser consumidos.

A chave do tratamento da diabetes é o planejamento alimentar, com objetivo de controlar peso, níveis de glicose e colesterol sanguíneos, sempre com a orientação de um profissional.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo