Veja também

Os vilões da alimentação

(Português do Brasil) Em busca da alimentação equilibrada é comum consumirmos produtos que são comercializados ou, popularmente, conhecidos como saudáveis. Porém, sua composição passa longe de ter grandes benefícios.

Como melhorar o torcicolo

(Português do Brasil) Ter episódios de torcicolo durante a vida é algo bem comum, devido a combinação do enfraquecimento da cervical com situações como dormir e sentar de forma errada, praticar exercícios incorretamente e até mesmo por vivenciar situações de muito estresse.

Queimaduras

As queimaduras são lesões na pele provocadas pelo contato direto com calor, frio, radiação, eletricidade, produtos químicos e até mesmo por certos animais e vegetais como larvas, água-viva e urtiga. Elas podem atingir os músculos, mucosas, vasos sanguíneos, nervos e ossos, e dependendo da extensão provocam infecções.

E quando se faz uma avaliação das causas observa-se que, na maioria das vezes, a falta de cuidado é o principal elemento responsável.

A queimadura de primeiro grau acomete apenas na epiderme, a camada mais superficial da pele. Ela dá dor intensa, vermelhidão e edema no local, não produz bolhas na pele e geralmente melhora de 3 a 7 dias.

A de segundo grau pode atingir camadas mais profundas. Ela provoca dor intensa, vermelhidão, edema e bolhas, que quando rompem deixam feridas com crostas.

Já a queimadura de terceiro grau destrói a pele, atingindo a epiderme, derme, pelos e glândulas, além de romper com estruturas abaixo da pele, como gordura, músculos, tendões e ossos. O tratamento deve ser feito em Centros de Tratamentos de Queimados com alto risco de morte conforme a área afetada.

Ao sofrer uma queimadura a primeira coisa a se fazer é interromper o efeito do calor com água fria – não gelada – ou com o uso de um lençol para apagar as chamas no corpo da vítima. Em caso de acidentes com queimaduras promovidas por corrente elétrica, não toque na vítima até que se desligue a energia.

Jamais utilize pomadas caseiras ou pasta de dente. Esses produtos contém substâncias anti-sépticas que são extremamente irritantes.

Na maioria dos casos, a prevenção é a melhor maneira de evitar as queimaduras, em especial em crianças. A casa deve ser planejada e utilizada de forma a não permitir à criança acesso a fósforos, líquidos inflamáveis e cabos de panelas e frigideiras no fogão.

Em todas as situações, consulte um médico imediatamente.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo