O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Você sabia que, na maioria dos casos, são os nossos péssimos hábitos adquiridos ao longo do tempo que causam dores na coluna? Segundo os especialistas, as dores nas costas são uma das principais causas dos pacientes nos consultórios médicos.
Se você reclama de dores nas costas, provavelmente, pode estar cometendo algum desses erros abaixo, e muitas vezes nem sabe!
Carregar excesso de peso
Você já se observou carregando várias sacolas quando retorna do supermercado, ou mesmo aqueles livros pesados que precisam ser levados de lá para cá enquanto cursa a universidade? Observou como sua postura nesses momentos fica torta? Parece bobeira, mas alguns minutos carregando peso excessivo podem lhe causar dor na coluna no final do dia.
Amarrar os cadarços
Nada de dobrar a coluna e se esticar todo para alcançar os sapatos. A maneira correta de amarrar os cadarços é, ao estar sentado, apoiar o pé calçado sobre o joelho da perna oposta, formando um triângulo. Assim, ele estará mais perto do seu corpo e evitará que você se incline e force a coluna.
Usar roupas justas
Limitar os músculos das costas durante o dia pode causar dor. Saias lápis, vestidos apertados e jeans apertados (que os homens também usam) são peças que restringem significativamente a liberdade de movimento e alteram a circulação sanguínea.
Para as mulheres, a seleção de roupas íntimas também é importante. A roupa íntima corretiva comprime os músculos fortemente, interrompendo a circulação sanguínea. Ao escolher um sutiã diário, considere o conforto e não apenas a beleza. Dê preferência, por exemplo, aos tops com alças largas.
Digitar no smartphone Mãos e dedos sofrem com o movimento repetitivo de digitação; os ombros são sobrecarregados pelo esforço de segurar o aparelho sempre na mesma posição, e o pescoço é sobrecarregado por sustentar a cabeça sempre para baixo. Por isso, dê uma pausa na sua utilização, a cada 40 minutos; use um apoio para o braço e mantenha o centro da tela na altura dos olhos. Assim evitará a inclinação da cabeça.
Como você dorme? Dormir de bruços torce o pescoço e sobrecarrega a região lombar. A melhor posição para descansar na cama é de barriga para cima ou de lado, com uma perna sobre a outra, ambas semiflexionadas, e um travesseiro que deixe a cabeça alinhada com a coluna.
Estes péssimos hábitos podem ser corrigidos com atividades físicas e reabilitação postural. Falta de tempo não é desculpa, pois os serviços de atendimento domiciliar possuem profissionais especializados que podem lhe auxiliar na reeducação postural.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988