O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
O que é o Alzheimer?
O Alzheimer é uma das doenças mais comuns na velhice. É uma doença degenerativa que ataca o sistema cognitivo do indivíduo e acarreta a perda gradual da autonomia decorrente de um declínio funcional progressivo. Esse processo que deteriora sobretudo a memória começa por perdas em curto prazo e se agrava, comprometendo as atividades diárias. É incurável e cada vez mais comum: quase 44 milhões de indivíduos em todo o mundo hoje tem Alzheimer.
Perda de concentração, desatenção, perda de iniciativa, retraimento social, abandono de passatempos e mudanças de humor são apenas alguns sintomas que podem aparecer. E já ficou comprovado que a convivência com animais libera endorfina, o hormônio responsável pelas sensações de bem-estar e bom humor. Então por que não associar a convivência com os animais ao tratamento, para que os pacientes com Alzheimer voltem a sorrir.
Qual animal é mais indicado?
Cavalos e cachorros são os mais indicados na terapia com pacientes que sofrem de Alzheimer. Mas também são um poderoso medicamento no tratamento de doenças como a esquizofrenia, na reabilitação de idosos, no tratamento para transtornos psicossociais, para crianças e adultos hospitalizados, e também na redução do colesterol, pressão sanguínea e estresse.
Os cães ainda são os mais utilizados no tratamento pois são mais fáceis de serem domesticados.
Existe contraindicação?
A Terapia Assistida por Animais só é contraindicada para pacientes com medo de animais ou que tenham alergias respiratórias.
Apesar do Alzheimer ainda não ter cura, que tal contar com o apoio dos bichinhos para promover o bem-estar de nossos idosos?
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988