O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
O mês de dezembro dá início à campanha Dezembro Laranja, que promove a conscientização nacional contra o câncer de pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) mobiliza a população brasileira sobre o valor dos cuidados com a pele e do uso do protetor solar, os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce para evitar mutilações ou danos maiores.
Segundo a SBD o Brasil registra cerca de 180 mil novos casos de câncer de pele a cada ano, o que representa mais de 30% de todos os casos de câncer no país. Felizmente, apenas 3% desses diagnósticos correspondem ao melanoma, o tipo mais agressivo. Os outros tipos, chamados de câncer de pele não melanoma, tem baixa letalidade, mas constituem um sério problema de saúde pública por ser tão comum na população.
O Inca estima que cerca de 6.200 casos de melanoma sejam diagnosticados a cada ano (2.900 em homens e o restante em mulheres), sendo que a doença provoca aproximadamente 1.500 mortes.
Quando procurar o médico
Como a principal causa é a exposição excessiva à luz do sol ou das câmaras de bronzeamento, o câncer de pele surge com mais frequência nas áreas mais expostas como face, orelhas, pescoço, couro cabeludo (em calvos), ombros e costas.
Apenas médicos dermatologistas e oncologistas são os especialistas capacitados para fazer o diagnóstico, mas você pode ficar atento a alguns sinais, como pintas, manchas ou machucados suspeitos. Muitas lesões cancerosas se confundem com eles. Por isso, procure um dermatologista se você perceber uma alteração na pele como:
*Manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram;
*Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor;
*Feridas que não cicatrizam em 4 semanas;
*Mudança na textura da pele ou dor.
Como se proteger
Apenas a aplicação de filtro solar não é suficiente para se proteger da exposição ao sol. É importante se proteger com roupas, chapéus e buscar sombras nos períodos de maior emissão de raios UV (entre 10h e 16h).
Foto:googleimganes
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988