O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Você sabe identificar se alguém está com febre? Apesar das sensações muito específicas como arrepios de frio, dores musculares e abatimento para saber se a pessoa está realmente febril, a forma mais segura, é usar um termômetro, de preferência eletrônico. Então nada de colocar a mão na testa ou pescoço e ao primeiro indício de temperatura elevada já sair administrando um antitérmico. Primeiro é preciso medir e tomar as devidas providências, porque se for elevada demais é extremamente perigosa.
Existem diversas maneiras de realizar a aferição: a mais usual é colocar o bulbo do termômetro nas dobras das axilas e retirar cinco minutos após a leitura. Se acusar mais de 37,8ºC, tanto em adultos quanto em crianças, se trata de febre.
Mas afinal o que é a febre e porque ela ocorre?
Vale lembrar que não é uma doença e sim um sintoma, demonstrando, que pode haver uma patologia por trás. Caracteriza-se como um mecanismo de defesa para tentar destruir os invasores, geralmente vírus e bactérias, já que eles gostam de viver em temperaturas em torno dos 36º a 37º C, e não elevadas.
Tudo acontece no hipotálamo, parte do cérebro que controla a temperatura corporal e ao perceber que o corpo está sendo atacado por microrganismos ele age elevando a temperatura. Apesar de deixar a pessoa bastante abatida, principalmente criança, a febre tem seu lado positivo, porque só assim o paciente sabe que existe algo de errado com sua saúde.
Quando não há indicativos de gravidade, as pessoas costumam tratar esse sintoma sem acompanhamento do médico, mas o ideal é sempre ter o parecer do especialista, que além de receitar o antitérmico adequado, vai investigar o motivo e agir na origem.
Mas toda febre merece atenção, em especial, quando ela varia dos 39,4º e 41,1º a situação é bastante grave. Pode causar irritabilidade, alucinação e até mesmo convulsão. Cuidados também para os quadros febris persistentes, aqueles que duram vários dias, mesmo que não haja doença evidente. O médico deve ser consultado com urgência.
Além dos vírus e bactérias outros fatores podem causar febre tais como: processos inflamatórios, tumores malignos, desidratação e insolação. Até o uso de medicamentos como: antibióticos ou vacinas podem elevar a temperatura corporal.
Fonte Imagnes: Google
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988