Ter amigos e família por perto é essencial para nutrir nossa sensação de apoio e pertencimento.
O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
O médico Robert Koch descobriu o bacilo causador da tuberculose em 1882, no entanto, estudos apontam que essa doença existia desde as civilizações antigas. Ela foi considerada o mal do século XIX, matando poetas, cientistas, artistas e grandes personalidades da época. Até pouco tempo era vista como doença do passado, devido a grande redução de casos, mas infelizmente ainda é um sério problema de saúde pública, principalmente em países em desenvolvimento. Ganhou mais visibilidade quando a cantora Simaria, da dupla Simone e Simaria anunciou pausa na carreira para tratar da patologia.
E é realmente necessário realizar um tratamento longo, em torno de 6 a 24 meses ininterruptos com antibióticos. Causado pelo mycobacterium tuberculosis, conhecido como bacilo de Koch, felizmente a tuberculose tem cura, desde que descoberta na fase inicial e que o tratamento seja realizado até o final, conforme recomendação médica.
Por que a tuberculose preocupa?
Porque seu contágio se dá pelo ar quando as pessoas infectadas tossem, falam, cospem ou espirram. Quanto maior o número de pessoas em áreas fechadas, maior a possibilidade de contaminação. A bactéria afeta com mais frequência os pulmões, mas pode infectar qualquer parte do corpo, incluindo ossos e o sistema nervoso.
É preciso então ficar atento aos seus sintomas, sendo o principal deles a tosse persistente por mais de duas semanas, além de sangue ao escarrar, febre, sudoração noturna, perda de peso, dores no peito e fadiga. Uma vez diagnosticada a doença é preciso cuidar para não contaminar outras pessoas. Especialistas explicam que após 15 dias de medicação o paciente deixa de transmitir o bacilo pelo ar.
Atualmente, com o atendimento home care o doente pode ser assistido por uma equipe em casa, evitando o contato com outras pessoas.
Agora quando o assunto é prevenção a melhor maneira de manter-se longe da tuberculose é manter a saúde em dia. Com exames preventivos e estilo de vida saudável, ter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente, não beber e não fumar, dormir bem e manter as vacinas em dia são praticas que podem diminuir as chances de desenvolver formas graves da doença.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988