Proposta de atendimento
Seja um parceiro

Veja também

Protetor solar: seu aliado contra o envelhecimento precoce e o Câncer de Pele

O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.

Por que reduzir álcool e evitar o tabagismo fazem a diferença

Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.

Se precisar, peça ajuda

O suicídio é uma realidade que afeta pessoas em todo o mundo e causa sérios danos aos indivíduos e à sociedade. Em 2019, a Organização Mundial da Saúde – OMS, estimou que mais de 700 mil casos de suicídio foram registrados no mundo. No entanto, acredita-se que haja mais de 1 milhão de substantificações. No Brasil, aproximadamente 14 mil pessoas tiram suas próprias vidas anualmente, uma média de 38 suicídios por dia. Ainda conforme a OMS, embora haja uma tendência global de diminuição de casos, países das Américas estão vendo um aumento preocupante de mortes, principalmente entre jovens de 15 a 29 anos. Grande parte desses casos estão relacionados a problemas de saúde mental, muitas vezes não diagnosticados ou tratados de forma inadequada. Portanto, a melhor maneira de prevenir é manter um debate aberto sobre o tema.

Conheça a origem do Setembro Amarelo
O Setembro Amarelo foi inspirado na história de Mike Emme, jovem que tirou a própria vida aos 17 anos, em setembro de 1994, nos Estados Unidos. Durante seu velório, familiares e amigos distribuíram cartões com fitas amarelas e mensagens para sensibilizar sobre a importância de falar a respeito do tema. Por conta disso, o amarelo virou simbolo do movimento. Posteriormente, a campanha passou a ser endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio. Embora o dia 10 de setembro seja lembrado por ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a iniciativa se estende ao longo de todo o ano e, atualmente, é a maior campanha de combate ao estigma relacionado ao assunto.

Por que falar sobre suicídio?
É responsabilidade de todos contribuir para a prevenção do suicídio, que ainda é um tabu. Abordar esse tema é fundamental para encorajar pessoas em momentos de crise a buscar ajuda profissional. Quando alguém considera o suicídio, seus pensamentos, sentimentos e ações se tornam extremamente restritos, pois a dor emocional distorce sua perspectiva da realidade. Por conta disso, a informação é fundamental para ajudar quem está em sofrimento.

Vale sempre ressaltar que, embora o apoio emocional de amigos e familiares seja importante, é crucial que o tratamento seja feito com um psiquiatra e um psicoterapeuta.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando dificuldades emocionais ou pensamentos preocupantes, lembre-se de que há ajuda disponível. Procure apoio de profissionais de saúde mental qualificados e organizações dedicadas à prevenção do suicídio. Você não está sozinho nessa jornada, e o cuidado com a saúde mental é fundamental.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988

Copyright 2024 - Conceito Home Care. Todos os direitos reservados. Site by MissLily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo