O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Por mais preparada espiritualmente que uma pessoa se diga diante do diagnóstico de uma doença mortal, o sofrimento é inevitável. Mas enquanto há vida, há esperança e o que a pessoa necessita é o máximo de dignidade para enfrentar esse momento com mais qualidade de vida. É por isso que existem especialistas que trabalham com os cuidados paliativos, treinados para lidar com pacientes com doenças terminais.
A palavra paliativa vem de pálio, que significa manto ou capa, usada pelos cavaleiros das cruzadas para proteção. E é exatamente essa a proposta do trabalho, que têm muitas vantagens quando realizado com atendimento domiciliar.
Segundo o manual da Organização Mundial da Saúde (OMS) cuidados paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar que vise a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida. O trabalho nasceu, primeiramente, para atender pessoas em tratamento oncológico, mas hoje engloba qualquer doença incurável.
Independentemente da idade do paciente estar perto da família contribui para minimizar o sofrimento. Por isso que o trabalho home care é bastante indicado para cuidados paliativos. Por meio de uma equipe multiprofissional, tanto o paciente quanto os seus familiares, bem como os cuidadores irão receber suporte e orientação, evitando as internações hospitalares. Quando se trata de criança, ficar fora de casa, num local estranho, é visto às vezes como algo muito negativo, como impedimento para a brincadeira, interferindo no tratamento. Por isso, estar perto de quem se ama favorece o restabelecimento de vínculos muitas vezes perdido.
A doença pode não ter cura, mas existe muito o que fazer por este paciente até o último minuto de sua existência. Nos cuidados paliativos, a pessoa e seu sofrimento são o foco e não sua patologia. O paciente necessita do tratamento, mas precisa acima de tudo estar bem, sem dor, sem medo, culpa ou sensação de abandono. Sentimentos comuns em pacientes terminais. Cada pessoa vai enfrentar de um modo muito particular, porém ao ser assistida em sua residência por especialistas o seu tempo de vida poderá ser prolongado. Cada um dos profissionais que pertence à equipe multidisciplinar irá atuar de forma a melhorar o dia a dia do paciente e sua família, prestando assistência inclusive após o luto.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988