O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Os rins são fundamentais no funcionamento do corpo. Os dois órgãos estão localizados em ambos os lados da coluna vertebral, atrás das últimas costelas, e medem aproximadamente 12 centímetros e pesam cerca de 150 gramas cada.
Suas principais funções são: eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal: ureia, creatinina, ácido úrico e outros; manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando, assim, o aparecimento de edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial; atuar como órgãos produtores de hormônios: eritropoetina, que participa na formação de glóbulos vermelhos; a vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos; e a renina, que intervém na regulação de pressão arterial.
Não é à toa que eles merecem atenção especial, ainda mais porque nesse par de órgãos a manifestação de doenças é silenciosa: os sintomas só se tornam aparentes quando cerca de 80% da capacidade já está comprometida.
Doença renal
Atualmente, estima-se que 10% da população tenha algum grau de doença renal. O número chega a dobrar em pessoas entre 65 e 75 anos.
No Brasil, a inflamação crônica dos rins – ou nefrite – ainda é a principal causa de insuficiência renal, seguida do diabetes e da hipertensão arterial (pressão alta). Cálculos renais (pedras nos rins), infecções urinárias de repetição e doenças menos frequentes, como a doença policística dos rins, também podem gerar a insuficiência. Ao contrário do que se pensa, muitas dessas doenças podem se manifestar já na infância.
Quando os rins já não funcionam adequadamente é preciso fazer a diálise. Se o paciente não conseguir um transplante renal, possivelmente ele terá que fazer tratamento para o resto da vida. Hemodiálise ou diálise peritoneal são tratamentos que, a cada ano, mais de 20 mil brasileiros precisam realizar.
Prevenção
Com algumas medidas simples é possível cuidar bem dos rins.
Entre elas: diminua o consumo de sal nos alimentos. O máximo permitido é de cinco a seis gramas por dia; beba bastante água, mantenha uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos com regularidade; não fume e mantenha um peso adequado; meça a sua pressão arterial e cuidado na hora de utilizar algum medicamento. Remédios só com a indicação do médico.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988