O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Cada vez mais frequente nas geladeiras, o kombucha, feito a partir de um chá ou infusão adoçada, oferece qualidades probióticas (enzimas que auxiliam na digestão), além de vitaminas do complexo B e K provenientes do processo metabólico dos microrganismos. O resultado é uma bebida saborosa, refrescante e naturalmente frisante.
Cada kombucha tem a personalidade de quem o faz, já que é possível ter combinações infinitas de aromas e sabores: mais doces, mais secos, com frutas e especiarias.
Preparo
Para preparar um kombucha você precisa contar com uma colônia específica de bactérias saudáveis que vão ser responsáveis por sua fermentação. Essas colônias, chamadas também de SCOBY, são formadas de bactérias e leveduras que parecem com discos translúcidos e textura amolecida.
Para obter uma colônia é preciso receber uma doação de alguém que já produz seu próprio Kombucha. Essa pessoa também irá lhe orientar sobre o uso e cuidado da mesma.
Receita
É possível fazer, em casa, seu kombucha. O processo é muito simples.
Ingredientes:
5 gramas de chá verde, chá preto ou hibisco
50 gramas de açúcar demerara
1 litro de água
1 scooby + 100 ml de starter (chá fermentado anteriormente)
Modo de preparo:
Primeira fermentação
Ferva metade da água. Em seguida, desligue o fogo e coloque a erva na chaleira. Deixe-a tampada por 5 minutos.
Transfira o chá peneirado para uma tigela de plástico e adicione o açúcar. Mexa bem e acrescente o restante da água.
Quando a temperatura estiver morna adicione o scooby com 100 ml do starter. Transfira o conteúdo para um pote grande de vidro e tampe com um pano. Deixe fermentar por 7 a 10 dias
Segunda fermentação
Separe 300 ml do chá fermentado + o scooby para reiniciar o processo.
Em seguida, coloque o chá em uma garrafa pet e saborize a gosto com frutas e especiarias. Feche a garrafa e deixe fermentar por mais 7 dias. Nessa etapa o chá vai criar as bolhas.
Dica: fica mais gostoso consumir gelado.
Vale lembrar que o kombucha não é remédio e para ter seus benefícios é preciso associar seu consumo junto à um estilo de vida saudável.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988