O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Pelos dados da WSO (World Stroke Organization), globalmente são registrados quase 14 milhões de novos casos de AVC e 5,5 milhões de mortes por ano. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, no mesmo período, são mais de 400 mil diagnósticos e, a cada cinco minutos, uma morte, totalizando mais de 100 mil em 12 meses.
A boa notícia é que recentemente foi anunciada a incorporação no SUS (Sistema Único de Saúde) da trombectomia mecânica para o tratamento de pacientes com AVC isquêmico agudo.
A técnica funciona como uma espécie de cateterismo, que ajuda a aspirar o coágulo para desobstruir o vaso sanguíneo no cérebro. Ela é aprovada desde 2015 em países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Holanda e Espanha.
Trombectomia
O estudo Resilient, financiado pelo Ministério da Saúde, realizado por pesquisadores brasileiros em 12 hospitais e cujos resultados serviram como base para a incorporação da trombectomia no SUS, mostra que, quando comparada com o uso de trombolíticos, essa terapia aumenta de 21% para 35% a independência funcional do indivíduo e reduz em 16% a mortalidade ou o risco de dependência grave.
Outra vantagem do tratamento é o tempo. Enquanto a trombólise deve ser aplicada em até 4,5 horas após o início dos sintomas, a trombectomia pode ser feita em até oito horas, às vezes, em até 24 horas.
Em contrapartida, o procedimento é bem mais complexo: só pode ser realizado em centros de AVC especializados, que tenham sala de hemodinâmica e com a presença de um neurorradiologista intervencionista e um anestesista, e o paciente precisa obrigatoriamente fazer os exames tomografia e angiotomografia.
O que é o AVC?
O AVC acontece quando há uma alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral, e ele pode ser de dois tipos: isquêmico e hemorrágico. O primeiro é o mais comum, responsável por entre 80% e 85% dos casos.
Nele, ocorre o entupimento de um vaso ou artéria que fornece sangue ao cérebro, diminuindo a irrigação na área atingida e impedindo a passagem de oxigênio para as células cerebrais.A principal causa desse entupimento são depósitos de gordura (aterosclerose). Os vasos são bloqueados por coágulos formados no próprio cérebro ou em outras partes do corpo, geralmente coração e pescoço.
No caso do AVC hemorrágico ocorre o rompimento de um vaso sanguíneo, com extravasamento de sangue dentro ou ao redor do cérebro e, possivelmente, inchaço e aumento da pressão intracraniana. A causa número um é a pressão alta descontrolada.
A recomendação é que socorro seja prestado imediatamente, ligando para o SAMU (192), ou buscando o hospital de referência mais próximo —no site da Rede Brasil AVC e no app AVC Brasil é possível saber quais são.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988